Plano de Transição Digital

Em cada um dos Agrupamentos de Escolas associadas ao CFAE GuardaRaia foram constituídas Equipas de Desenvolvimento Digital que têm a seu cargo a dinamizção e implementação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

O PADDE tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. As áreas de intervenção incidem em cinco organizadores em torno das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

https://sites.google.com/view/346378/edd


Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades

Os professores da comunidade de Equipas de Desenvolvimento Digital, lideres escolares e outros docentes associados ao CFAE Guarda Raia, participaram no Evento Regional de Castelo Branco, Guarda e Viseu, realizado no dia 16 de fevereiro de 2024, nas instalações da Universidade da Beira Interior. 

Sob o tema “Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades”, o evento dirigido às Lideranças das Escolas e aos elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), teve o propósito de fomentar a partilha e a construção de ações de caráter prático de desenvolvimento digital das escolas. No quadro previsto no Plano de Transição Digital, o evento promoveu a partilha de experiências e a criação de redes de apoio entre escolas, procurando ainda acentuar o papel fundamental das ferramentas digitais na recuperação das aprendizagens dos alunos. 

Consultar aqui o resumo e as conclusões do evento:  https://cctic.ipcb.pt/er2024/

Capacitação Digital das Escolas
da Visão às Práticas


O Centro de Formação Guarda Raia felicita as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), lideranças de escola e demais docentes associados do nosso CFAE, pela participação ativa e comprometida, neste Evento Regional dinamizado pela Direção-Geral de Educação (DGE), em estreita colaboração com os Centros de Competência TIC de Viseu e Castelo Branco, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.


Link da página do evento: https://cctic.ipcb.pt/evento-regional/

O Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado através da RCM n.º 30/2020 de 21 de abril, reflete a estratégia definida para a transição digital e condensa a visão do Governo neste domínio, materializada numa estrutura que contempla três principais pilares de atuação: Pilar I - Capacitação e inclusão digital das pessoas; Pilar II - Transformação digital do tecido empresarial; Pilar III - Digitalização do Estado, bem como uma dimensão adicional de catalisação que cria as condições de base a uma acelerada digitalização do País. 

Capacitação Digital de Escola

Para fazer face à transformação digital em curso, as escolas deverão estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas.

Para tal, a partir de uma reflexão interna, envolvendo os vários intervenientes, as escolas devem considerar diferentes dimensões e definir a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, contruindo e implementando o seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital, que deverá considerar 3 dimensões:

Organizacional

Liderança; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional dos recursos humanos da escola 

Pedagógica

Desenvolvimento curricular e avaliação; práticas pedagógicas; utilização de recursos educativos digitais 

Tecnológica e Digital

Infraestrutura, equipamentos e acesso à Internet; plataformas digitais 

Desenvolvido em ambiente formativo, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas constitui-se como um instrumento de reflexão e mudança de práticas nas organizações educativas e como um referencial estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital. Integrar o digital nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas práticas de aprendizagem dos alunos e no exercício da cidadania, deverá ser uma realidade em todas as escolas, garantindo uma maior igualdade e inclusão dos cidadãos e capacitando-os para estejam aptos a utilizar as tecnologias e as infraestruturas digitais, com confiança e segurança. 

Capacitação Digital dos Docentes

Capacitar e motivar os docentes para desenvolverem e melhorarem as suas competências digitais, permitindo-lhes recorrer, com confiança, às tecnologias digitais, colocando-as ao serviço de uma educação e formação de elevada qualidade.

Proporcionar formação na área do digital a todos os professores do ensino básico e secundário, adequada ao nível de proficiência dos docentes, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e criar as condições para a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a inovação e desenvolvimento do sistema educativo, são algumas das finalidades da capacitação digital dos docentes.