ALMEIDA | FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
GUARDA | PINHEL | SABUGAL

Plano de Formação 2022/2023 - Inscrições abertas

Concurso: POCH-67-2020-08 | Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000859

Região: Centro | Data de Início: 08-06-2021 | Data de Fim: 30-06-2023

Concurso: POCH-I4-2022-02 | Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000008

Região: Centro | Data de Início: 22-09-2022 | Data de Fim: 30-11-2023


Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação


logotipo

O Plano de Formação 2022/2023 foi organizado em função das prioridades definidas pela DGE para as candidaturas a apresentar a financiamento ao POCH. Este plano pretende dar continuidade à formação no Plano da Capacitação Digital de Docentes, assegurando a integração em pelo menos uma ação de todos os docentes que se inscrevam, embora se deva sugerir que as inscrições sejam feitas numa perspetiva evolutiva em termos de nível (p.e. quem frequentou nível 1 deverá inscrever-se no nível 2).

Qualquer plano de formação deve ser organizado em função das necessidades identificadas pelos docentes nos respetivos agrupamentos, com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem e, simultaneamente, dar resposta às necessidades priorizadas pela DGE. Neste sentido, o plano foi dividido em três áreas distintas:

  1. Ações de formação referentes à Capacitação Digital de Docentes, de forma a dar continuidade ao Plano de Formação 2021/2023.

  2. Ações de formação que deem resposta aos projetos de formação na área da Educação Inclusiva e Aprendizagens Essenciais da Matemática.

  3. Ações de formação em função das sugestões do Conselho de Diretores, Secção de Formação e Monitorização da Comissão Pedagógica e Equipa do CFAE.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 28 de outubro por intermédio do seguinte formulário.

Formulário de Inscrições

Práticas de referência AFC

Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, encorajou as escolas a realizarem o extraordinário exercício de (re)pensarem as suas práticas, em prol da equidade e da qualidade das aprendizagens para todos os alunos.

Do compromisso conjunto dos agentes educativos - Escolas, CFAE´s e representantes AFC - surgiram soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação ao serviço do ensino e das aprendizagens, das quais o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo se tornou um exemplo.

O vídeo aqui apresentado é um dos 86 vídeos produzidos a nível nacional (com coordenação da Direção Geral da Educação) no âmbito da partilha de práticas de referência do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Novos Tempos | Novas Competências

Encontro de Equipas PADDE

No dia 29 de junho de 2022 decorreu na Escola Secundária Afonso de Albuquerque o Encontro “Novos Tempos | Novas Competências”, organizado pelo CFAE Guarda Raia, tendo por finalidade principal proporcionar o encontro dos docentes membros das Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) dos seis Agrupamentos de Escolas (AE) associadas ao CFAE para partilha de boas práticas desenvolvidas ao longo deste primeiro ano de implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, vulgarmente conhecidos por PADDE. Para além destes docentes, contámos com a presença dos Diretores dos Agrupamentos e com Coordenadores de Departamento e Bibliotecas Escolares.

O encontro centrou-se num balanço do trabalho efetuado pelo CFAE no âmbito do Programa de Transição Digital, apresentado pelo Diretor do CFAE e Embaixadora Digital, e em momentos de partilha de práticas por cada Equipa EDD. Foi ainda dado espaço a comunicações sobre: “O Digital na Escola”, pelo Diretor do AE Afonso de Albuquerque; “Cibersegurança em contexto Escolar”, proferida pelo Engenheiro Pedro Pinto, do Instituto Politécnico da Guarda; e “CCTIC no Apoio às Escolas”, apresentada pelo coordenador do Centro de Competências TIC com sede na Escola Superior de Educação de Viseu. Foram, assim, lançadas pistas para reflexão e futuras parcerias no apoio a uma melhoria no desenvolvimento digital.

Congratulamo-nos com as excelentes dinâmicas e projetos partilhados, verificamos que se está a construir um bom caminho no sentido da Capacitação Digital das Escolas.

A avaliação global do evento pelos participantes foi tão positiva, que nos compromete a repetir este tipo de iniciativas de promoção de partilha de experiências e projetos pedagógicos inovadores.

Partilha de apresentações utilizadas pelas Equipas PADDE

Agrupamento de Escolas de Almeida

Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

Agrupamento de Escolas do Sabugal

Agrupamento de Escolas da Sé



Cartaz_Programa1.pdf