Autonomia e Flexibilidade Curricular

Na construção de um currículo do século XXI, o Ministério da Educação tem vindo a adotar um conjunto de ações que convergem para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade e que sejam respostas efetivas às necessidades de todos os alunos. Estas ações centram-se na publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário, bem como no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva.

Neste âmbito, pretende-se apoiar as escolas numa gestão autónoma e flexível do currículo como um instrumento que podem desenvolver localmente, em diálogo com os alunos, as famílias e a comunidade, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

reunioesrede2022infografico.pdf

Reuniões de rede - “A Gestão Curricular e a Recuperação das Aprendizagens”

A “A Gestão Curricular e a Recuperação das Aprendizagens” foi o tema das Reuniões de Rede promovidas, entre janeiro e fevereiro de 2022, pela Equipa Regional do Centro para a AFC, das quais resultou a conceção de três vídeos que agora se disponibilizam através deste infográfico.

Divulga-se, assim, a comunicação da Professora Fátima Braga sobre o tema, “O Primado da Articulação Curricular”, e a reflexão que, a partir da mesma, as escolas da região Centro efetuaram em momentos de debate em microrredes e em diversas salas virtuais.

https://youtu.be/D08NxGN2X8E - Comunicação Professora Fátima Braga

https://youtu.be/IIUnqGk6wL4 - Reflexão em microrrede de Escolas

https://youtu.be/iRCF7ld7XFM - Principais conclusões do debate em salas paralelas

Documentação

Plano de Recuperação das Aprendizagens

Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.