Oficina de Formação - 12,5h + 12,5h
Destinatários: Grupos 310, 320, 330, 340, 350
DCP: Grupos 310, 320, 330, 340, 350
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121226/23
Objetivos
Implementar a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem;
Avaliar o papel da avaliação formativa na promoção do sucesso das aprendizagens;
Construção de instrumentos de recolha de informação para a diversificação dos mesmos;
Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina.
Conteúdos
Avaliação formativa no ensino das línguas 2 horas;
Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 2 horas;
Processos de recolha de informação adequados a este nível de ensino - 2 horas
Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho 3 horas;
Importância da comunicação professor/aluno no processo de avaliação formativa; 1 hora;
Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina na componente presencial e autónoma 2.5 horas.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 260 e 620
DCP: Grupos 260 e 620
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127062/24
Objetivos
- Importância do treino.
- Identificar e conhecer os diferentes níveis de interpretação do jogo.
- Seleccionar e utilizar os meios de treino e procedimentos de intervenção pedagógica associados à organização e condução das situações de aprendizagem.
- Importância dos factores psicológicos.
- Papel da motivação.
Conteúdos
- Pressupostos de implementação do Futsal na escola. (2 horas)
- Regulamentares específicos. (2 horas)
- Os meios de treino e a sua relação com as orientações metodológicas dos programas. O jogo; (2 horas)
- Situação de trabalho em grupo. – (3 horas)
- Papel da motivação. - (3 horas)
- Importância dos factores psicológicos. - (3 horas)
- O Futsal na escola. A didáctica do Futsal. (2 horas)
- Estudo dos níveis de interpretação do jogo. (2 horas)
- Situação de trabalho em grupo. – (3 horas)
- Situações de prática com os formandos. - (2 horas)
- Avaliação. (1 hora)
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 100 e 110
DCP: Grupos 100 e 110
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135863/25
Objetivos
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
- Intensificar o prazer de ler
- Organizar ideias
- Organizar experiências de leitura
-Divulgar experiências de leitura
- Estimular a criatividade
- Desenvolver a capacidade de ouvir.
Conteúdos
Apresentação da ação: Objectivos e conteúdos. 1 hora
Análise da estrutura dos contos infantis. 4 horas
Dramatização de livros infantis. 6 horas
Explorar o livro oralmente . 4 horas
Montagem de outras histórias. 6 horas
Apresentação de trabalhos. 4 horas
Curso de Formação - 25 horas
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132472/24
Objetivos
- Promover a partilha e colaboração entre as equipas participantes;
- Caraterizar uma organização ancorada em praticas colaborativas;
- Desenvolver metodologias de promoção do trabalho colaborativo;
- Promover a reflexão em torno dos documentos orientadores da organização escolar numa perspetiva integradora dos conteúdos, práticas e contextos;
- Desenvolver competências de planeamento e gestão da mudança;
- Otimizar práticas de gestão escolar, no que concerne a parcerias de intervenção local e aprendizagem em contexto real com foco na arte, património e cultura e transformação digital;
- Promover o valor dos dados em processos de monitorização, regulação e avaliação de impacto na mudança, tirando partido da tecnologia.
Conteúdos
Módulo I (7 horas)
-Competências dos órgãos de administração escolar (Dec. Lei 137/2012);
-Documentos orientadores da Escola (Projeto de Intervenção, Projeto Educativo, Plano de atividades, Projeto Cultural de Escola; Planos de ação, Planos de melhoria…);
- Lideranças escolares, organizações e práticas organizacionais.
Módulo II (6 horas)
- Planeamento estratégico e gestão da mudança
- Liderança aplicado à gestão de projetos em contexto escolar
Módulo III (6 horas)
-Aprendizagem em contexto real com recurso a parcerias de intervenção local e a pedagogias criativas associadas à motivação e a linguagens e manifestações artísticas (arte, património e cultura) e práticas interdisciplinares.
Módulo IV (5 horas)
- A gestão da informação conducente à otimização da recolha, tratamento e divulgação de dados
- Avaliação de impacto (longitudinal) a partir de indicadores qualitativos e quantitativos
Avaliação 1 hora
Oficina de Formação - 25h + 25h
Destinatários: Grupos 260 e 620
DCP: Grupos 260 e 620
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129526/24
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da disciplina de Educação Física;
Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos às diferentes matérias do currículo;
Operacionalizar e estruturar as AE em Educação Física ao longo do Ensino Básico e Ensino Secundário, promovendo a recuperação de aprendizagens entre ciclos;
Usar múltiplas formas de avaliação formativa e de feedback em Educação Física, de acordo com as necessidades e perfil de cada aluno;
Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem em Educação Física, diversificando métodos e instrumentos, numa lógica de compromisso e autorregulação.
Conteúdos
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – Subárea dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos aos JDC;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino do JDC;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo 3 – Subárea da Ginástica (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à Ginástica;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino da Ginástica;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo 4 – Subárea das Atividades Rítmicas Expressivas (ARE) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos às ARE;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino das ARE;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo 5 – Subárea da Patinagem (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à Patinagem;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino da Patinagem;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo 6 – Subárea do Atletismo (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos ao Atletismo;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino do Atletismo;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo 7 – Subárea Outras (jogos de raquetes, desportos de combate) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais)
Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à subárea Outras;
Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino das Outras matérias;
Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem;
Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.
Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Todos
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-131828/24
Objetivos
- Desenvolver uma compreensão integrada do Sistema Educativo, a partir da análise da escola, das suas funções, papéis, problemáticas e desafios atuais;
- Operar com os sistemas de autoavaliação, numa perspetiva dinâmica e flexível, tanto na sua componente sócio-organizacional, como na sua dimensão técnica e prática;
- Estimular a adoção de modelos e tipologias de participação escolar proativos alargados aos diferentes atores da comunidade educativa, em linha com modelos organizacionais e pedagógicos democráticos e inclusivos;
- Promover a reflexão em torno de estilos de liderança escolar democráticos e participados, a partir dos resultados da autoavaliação como fator de mudança e melhoria da prestação do serviço educativo público;
- Valorizar as boas práticas educativas individuais e coletivas existentes no agrupamento, criando estratégias para o aproveitamento das potencialidades identificadas;
- Operacionalizar o conceito de referencial de autoavaliação de escolas, na linha da agenda da educação inclusiva;
Conteúdos
1. Lideranças escolares e a autoavaliação das escolas: questões teóricas e práticas 5 HORAS
1.1. Discutindo formas e tipologias de lideranças escolares à luz do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril
1.2. Lideranças escolares e conflito organizacional
1.3. O papel das lideranças escolares nos processos de autoavaliação das escolas
1.4. A influência dos processos de autoavaliação nas lideranças escolares
1.5. Algumas topicidades da relação estabelecida entre liderança escolar e autoavaliação
1.5.1. A autoavaliação como área de liderança
1.5.2. A autoavaliação como zona de conflito
1.5.3. A autoavaliação como palco de autonomia
1.5.4. A autoavaliação como sistema de (re) distribuição do poder
(2,5 horas teóricas e 2,5 horas teórico-práticas)
2. A avaliação educacional como texto e contexto da ação escolar 4 HORAS
2.1. Sobre a relação entre a avaliação, a sociedade, a escola e os atores sociais
2.2. A relação da educação com os paradigmas socioculturais e os correlatos dos paradigmas socioeducativos
2.3. Porque se avalia? O que se avalia? Quem se avalia? A quem interessa a avaliação? Com que efeitos e consequências se avalia?
2.4. A avaliação em micro, meso, macro e larga escala
2.5. As promessas da avaliação (não) cumpridas: competição, seletividade, distinção versus igualdade, equidade, justiças social
2.6. A avaliação educacional: entre a exclusão e a inclusão
(2,5 horas teóricas e 2,5 horas teórico-práticas)
3.Trilhos político-administrativos, ideológicos e culturais da avaliação de escolas 5 HORAS
3.1. Principais dimensões da autoavaliação
3.1.1. A autoavaliação das escolas no quadro legislativo em vigor
3.1.2. O estatuto da autoavaliação de escolas no quadro das políticas educativas vigentes
3.1.3. A autoavaliação como item estratégico do desenvolvimento social, organizacional, profissional e pessoal
3.1.4. A autoavaliação como item da cultura organizacional do agrupamento de escolas
3.1.5. A autoavaliação numa perspetiva supranacional
3.2. Sobre a relação (inevitável) entre a autoavaliação e a avaliação externa: o dilema
3.2.1 (Des)articulações teóricas e práticas entre a autoavaliação e a avaliação externa
3.2.2. Deve ser a autoavaliação um prolongamento da avaliação externa?
3.2.3. A relação normativa e referencial estabelecida entre a autoavaliação e a avaliação externa das escolas: definições e diferenciações operacionais
3.2.4. Da avaliação externa à autoavaliação: um percurso necessário para a (re)construção de representações e de práticas sobre a avaliação de escolas
(2,5 horas teóricas e 2,5 horas teórico-práticas)
Oficina de Formação - 25h + 25h
Destinatários: Todos
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123114/24
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu).
São objetivos específicos:
- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.
- Documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.
- Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.
- Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
- Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.
- CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
- Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Oficina de Formação - 13h + 13h
Destinatários: Todos
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123319/24
Objetivos
Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever
• Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens
• Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo
• Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos
Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno
Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico.
O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos
Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Avaliação
Oficina de Formação - 25h + 25h
Destinatários: Grupos 200, 210, 220 e 300
DCP: Grupos 200, 210, 220 e 300
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129212/24
Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
- Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento, de forma articulada, dos domínios da Oralidade, Leitura, Educação Literária, Escrita e Gramática.
- Refletir sobre a importância da aplicação de estratégias integradas nas áreas críticas do Português;
- Associar as AE da disciplina de Português ao desenvolvimento das áreas de competências do PA;
- Refletir sobre os contributos da disciplina de Português para o exercício de uma cidadania ativa.
Conteúdos
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – Escrita e Leitura: da teoria do texto (texto e textualidade) às técnicas de escrita criativa (desbloqueadores de criatividade, modelos de escrita): clube de leitura; dramatizações; jornal escolar. (5 horas)
Módulo 3 – Leitura e Educação Literária: da teoria do texto (pragmática; retórica / argumentação) ao projeto de leitura (dinamização do processo; interdisciplinaridade): criação de antologias; tertúlia literária dialógica; plataformas digitais de suporte literário. (5 horas)
Módulo 4 – Escrita e Educação Literária: das técnicas de escrita (escrita para transmissão de conhecimento e para defesa de opinião fundamentada) à valorização de culturas, vivências e mundivisões na Literatura(s) para a infância: oficinas poéticas; ebook de texto criativo; oficina de escrita. (5 horas)
Módulo 5 – Escrita e Gramática: das técnicas de escrita (planificação, textualização e revisão) à Linguística descritiva no Dicionário Terminológico (plano sintático, plano semântico e plano textual-discursivo, observando áreas críticas - regências verbos/preposições; coesão e coerência textual…): plano esquemático; técnicas de revisão linguística; recursos interativos digitais. (5 horas)
Módulo 6 – Leitura e Gramática: da semântica do texto (sentido global, inferências, tema, ideias principais, pontos de vista e estrutura) à Linguística descritiva no Dicionário Terminológico (morfologia e classes de palavras, observando áreas críticas - pronominalização, processos de formação de palavras…): campeonato de gramática; recursos interativos digitais; workshop de ortografia. (5 horas)
Módulo 7 – Oralidade e Escrita: da comunicação e interação discursivas (ato de fala; processos interpretativos e inferenciais; géneros formais e públicos; intenção comunicativa: pertinência da informação) à escrita de textos de caráter narrativo e de textos de opinião: exposição, reconto, resumo, tomada de posição; guiões de apoio à oralidade; clube de debate. (5 horas)
Módulo 8 – Oralidade e Leitura: das técnicas performativas na oralidade (processos de escuta; produção discursiva planificada, espontânea e interativa; retórica da oralidade (postura corporal, expressão) à análise textual e procedimentos de registo e tratamento de informação: técnicas de anotação; webinars; workshop sobre performance. (5 horas)
Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 220 e 330
DCP: Grupos 220 e 330
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129141/24
Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
- Planificar, ensinar e avaliar tendo por base as diversas áreas de competência e domínios das aprendizagens essenciais de inglês, refletindo a voz dos alunos;
- Conceber projetos, aulas, sequências de aprendizagem, tarefas e/ou atividades motivadoras, criando 'autenticidade' na comunicação, que desenvolvam a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a inclusão;
- Promover a valorização da sua cultura e da dos outros: identidade e língua, espaços de realidades culturais diferentes e atitudes de tolerância e respeito intercultural.
Conteúdos
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – Características dos alunos dos 2.º, 3.º CEB e ensino secundário e metodologias (5h) -Características do desenvolvimento cognitivo e social destes alunos -Estratégias pedagógicas adequadas e atividades para um ambiente mais inclusivo -Gestão da sala de aula: comunicação, rotinas e comportamento.
Módulo 3 – Competência comunicativa: Oralidade (10h) -Compreensão oral: técnicas de audição/visualização e compreensão de diferentes tipos de textos orais; atividades práticas com áudios/vídeos autênticos; apresentação e partilha de recursos didáticos variados; como avaliar para melhorar. -Interação e produção oral: estratégias para desenvolver a pronúncia, entoação e fluência; técnicas de preparação para apresentações/debates; partilha de atividades comunicativas autênticas; como avaliar para melhorar.
Módulo 4 – Competência Comunicativa e géneros textuais: Escrita (10h) -Compreensão escrita: técnicas práticas; atividades com diferentes tipos de textos; compreensão escrita e desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, perspetivas e interpretações; como avaliar para melhorar. -Interação e produção escritas: reflexão sobre aspetos didáticos relevantes nos processos de produção escrita; construção de textos: recursos e atividades de motivação para a escrita; estratégias para a prática de escrita em diferentes formatos; técnicas de estruturação de textos; produção escrita integrada em projetos comunicativos, (inter)disciplinares; como avaliar para melhorar.
Módulo 5 – Mediação (5h) -No contexto das línguas -Nos documentos de referência: PA e AE -Na prática letiva - Exemplos de atividades.
Módulo 6 – CLIL, multi/plurilinguismo (5h) -Terminologia e definições -Promover e idealizar práticas de multilinguismo na sala de aula -Implementar e integrar atividades e estratégias plurilíngues e selecionar recursos apropriados -Pluriliteracias para uma aprendizagem mais efetiva.
Módulo 7 – Competência Intercultural (5h) -Descrever diferentes elementos da sua cultura, identidade e língua por oposição à cultura anglo-saxónica e à língua inglesa -Identificar e analisar textos literários adequados ao desenvolvimento da Cidadania e Educação Intercultural -Comparar os espaços à sua volta com espaços culturais diferentes -Identificar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural.
Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Todos
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123202/24
Objetivos
Capacitar os formandos na compreensão e aplicação eficiente da IA em contextos educativos.
Familiarizar os formandos com as bases teóricas da IA.
Promover uma abordagem ética e responsável no uso da IA na educação.
Estimular reflexões sobre os desafios éticos associados à IA na educação.
Capacitar para a utilização prática de ferramentas e recursos baseados em IA em contexto de sala de aula.
Conteúdos
1. Introdução à IA na Educação - 3h
Conceitos fundamentais de IA.
Aplicações práticas na sala de aula.
2. Ferramentas e Recursos de IA - 12h
Exploração de plataformas e ferramentas educativas.
Simulação de situações pedagógicas com recurso a ferramentas de IA.
3. Ética na Utilização da IA na Educação - 3h
Princípios éticos: Análise e discussão
Análise de casos éticos relacionados à IA.
4. A utilização da IA em contexto pedagógico - 7 h
Criação de atividades práticas com IA.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 100 e 110
DCP: Grupos 100 e 110
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135209/25
Objetivos
Compreender a importância da língua portuguesa como fator de inclusão;
Promover a atualização científica e didática dos docentes nos temas/domínios relacionados com o programa de português língua não materna;
Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso.
Conteúdos
1 Importância da língua Portuguesa como fator de inclusão (1 hora)
2 Didáticas da língua não materna nos domínios: oralidade e interação cultural. (2 Horas)
3 Processos fonológicos em função de ferramentas fonéticas e fonológicas. (1 Hora)
4 Identificação de relações entre sons da fala e sua representação (orto)gráfica. (2 Horas)
5 O multilinguismo como estratégia de aprendizagem. (1 hora)
6 Relação entre língua, cultura e linguagem; processos de construção e afirmação identitária. (1 hora)
7 Alfabetização: abordagem de métodos de ensino/aprendizagem de leitura e escrita. (2 Horas)
8 Dinâmicas e projetos de leitura. Promoção do gosto pela leitura e contributos para o desenvolvimento da educação literária (Possível envolvimento da biblioteca escolar) (2 horas)
9 Gramática e desenvolvimento das competências comunicativas: dimensões lexicais, gramatical, pragmática, discursiva e estratégica. (5 horas)
10 Linguagem escrita géneros textuais e funções comunicativas. Estratégias e recursos no âmbito da produção e revisão de texto. (4 horas)
11 Construção de materiais didáticos adaptados às necessidades dos alunos com línguas maternas diferentes, a partir de recursos adequados aos diferentes níveis de proficiência linguística. (4 horas)
Oficina de Formação - 25h + 25h
Destinatários: Grupos 230, 500, 510, 520, 550 e 600
DCP: Grupos 230, 500, 510, 520, 550 e 600
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135355/25
Objetivos
Apropriar-se a plataforma micro:bit e sua aplicação em contextos STEAM;
Desenvolver projetos interdisciplinares
Promover a colaboração entre docentes de diferentes áreas;
Criar recursos pedagógicos reutilizáveis em sala de aula;
Consolidar conteúdos curriculares através de projetos práticos com programação em blocos.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução ao micro:bit e MakeCode (5h presenciais)
Apresentação da Oficina de Formação;
Apresentação dos componentes do micro:bit: matriz de LEDs 5×5, botões A/B, sensores embutidos (temperatura, luz, acelerómetro, bússola) e conectividade sem fios (Bluetooth e rádio), pinos GPIO;
Potencialidades do micro:bit em projetos STEAM;
Exploração do editor MakeCode: categorias de blocos (básicos, entrada, lógica, loops, etc.) e uso do simulador micro:bit;
Criação de conta no Portal MakeCode e salvamento de projetos na nuvem;
Tarefa prática: Programação básica (ex.: exibir mensagens, animações simples na matriz de LEDs).
Módulo 2: Componentes e Projetos STEAM (5h presenciais)
Exploração aprofundada dos componentes do micro:bit através de projetos e sua aplicação em contextos STEAM - Matriz de LEDs; Sensores integrados (acelerómetro, termómetro, luz,); Funcionalidades dos pinos GPIO (entrada/saída analógica e digital); Ligação de componentes externos (LEDs, motores, sensores).
Identificação de conteúdos curriculares associados à Matemática, Físico-Química, Ciências e Informática.
Desenvolver projetos interdisciplinares que integrem Físico-Química, Ciências, Matemática e Informática;
Criar recursos pedagógicos reutilizáveis em sala de aula, por exemplo, simular o lançamento de um dado eletrónico (acelerómetro + LEDs), medir a temperatura ambiente (sensor integrado + exibição gráfica), criar uma bússola digital (magnetómetro + orientação espacial), montagem de circuitos simples com componentes externos (ex.: LED + resistência,…)…;
Promover a colaboração entre docentes de diferentes áreas.
Tarefa prática: Montagem de circuitos simples com componentes externos (ex.: ligar um LED externo resistência).
Módulo 3: Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares (15h presenciais)
Exemplos de projetos:
Físico-Química: Sistema de alerta para variações de temperatura em reações químicas (sensor + alarme sonoro), Medição de temperatura interior e exterior e comunicação dos dados por rádio e análise de dados; Medição de pH ou luminosidade com sensores externos e análise estatística dos dados recolhidos.
Ciências Naturais: Simulação de ecossistemas com sensores de luz e humidade externos, criar um sistema de rega automática inteligente com sensores externos de humidade, luz e temperatura.
Matemática: Gerar números aleatórios (1 a 6) usando o acelerómetro para simular lançamentos de dados, analisando frequências e probabilidades; Conversão de números do sistema decimal para o sistema binário (Sistemas de Numeração) usando a matriz de LEDs; Recolha de dados de temperatura para representação em gráficos, análise das suas variações e suas projecções; Registro de movimentos via acelerómetro (contador de passos) e visualização de tendências (média, máximo, mínimo).
Informática: Criação de algoritmos para resolução de problemas, controlo remoto de dispositivos (motores, LEDs,…) via Bluetooth/rádio; Criar um sistema de deteção de movimento usando o acelerómetro e ativar um alerta sonoro (buzzer); Criar programas para armazenar dados de sensores (ex.: temperatura ao longo do dia) em arrays para posterior análise estatística; Criar uma estação Meteorológica (Medir temperatura, humidade e luz ambiental) e programar o armazenamento e exibição de dados.
Oficina de Formação - 25h + 25h
Destinatários: Todos
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134450/25
Objetivos
Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação;
Consolidar conhecimento sobre as diferentes modalidades de avaliação;
Refletir sobre a relevância da avaliação formativa enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens;
Reconhecer o caráter contínuo e sistemático dos processos da avaliação formativa;
Aprofundar os conhecimentos sobre métodos, técnicas e instrumentos de recolha, análise e comunicação de informação;
Experimentar, analisar e refletir sobre a adequação desses recursos ao contexto educativo específico;
Produzir, testar e ajustar recursos análogos adaptados ao contexto educativo específico;
Criar um espaço de partilha/reflexão sobre a aplicação prática desses recursos e na construção dos critérios de avaliação e de classificação;
Construir processos de avaliação das aprendizagens no âmbito do plano de turma;
Contribuir para a melhoria da qualidade da prática pedagógica dos docentes no âmbito da avaliação;
Conteúdos
1. Definição, finalidades e princípios da avaliação (2h)
2. A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Por que se avalia? O que se avalia? Quem avalia? Como se avalia? Quando se avalia? (2h)
3. Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa, sumativa (2h)
4. Estratégias de avaliação, critérios de avaliação e de classificação (4h)
5. Avaliação formativa: processos, estratégias, frequência e intervenientes (4h)
6. Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação formativa (4h)
7. Planificar, registar, analisar e ajustar as práticas (3h)
8. Conceção, experimentação e reflexão, em contexto, de processos de avaliação formativa (4h)
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Todos
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135488/25
Objetivos
Capacitar os formandos para utilizar a Aprendizagem Cooperativa (AP) enquanto metodologia pedagógica
Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa, refletindo sobre a importância de criar espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores.
Explorar as possibilidades de aprendizagem em espaços fora da sala de aula e da escola.
Criar cenários de aprendizagem baseados nos princípios da aprendizagem ativa recorrendo à ferramenta online para a criação de cenários.
Idealizar espaços de aprendizagem, formais e informais, que se podem adequar com recurso ao equipamento existente nas escolas.
Identificar recursos pedagógicos e plataformas digitais promotoras de aprendizagens ativas e potenciadoras do envolvimento e motivação dos alunos.
Conteúdos
1 Apresentação do curso. (1 horas)
● Apresentação da estrutura e dos objetivos do curso.
● Conhecer o plano de aprendizagem do curso.
● Metodologia de desenvolvimento do curso.
2. Aprendizagens Cooperativas. (4 horas)
● Conhecer os princípios da Aprendizagem Cooperativa.
● Explorar a organização espacial e os recursos materiais indispensáveis à implementação de Aprendizagens Cooperativas.
● Conhecer técnicas de Aprendizagem Cooperativa (Inastrução por Pares (Peer Instruction), Aprendendo juntos (learning together), Pensar - Formar Par - Partilhar (Think - Pair - Share), Pensar - Formar Par - Partilhar (Think - Pair - Share), Aula de meia turma (The Half Class Lecture), Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning) e Café do Mundo (World Café) .
● Refletir sobre o impacte das Aprendizagens Cooperativas no desenvolvimento das competências e capacidades dos alunos.
3. Aprendizagem ativa. (5 horas)
● Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa e as oportunidades que esta proporciona.
● Conhecer as competências-chave e as competências transversais.
● Conhecer tendências relevantes na educação.
● Explorar técnicas e estratégias de aprendizagem ativa.
● Refletir sobre o nível de inovação pedagógica na sala de aula e na escola.
● Compreender o que são espaços flexíveis de aprendizagem e os seus benefícios no processo de aprendizagem.
4. Salas de aula dinâmicas. (5 horas)
● Identificar os principais desafios para a implementação da aprendizagem ativa nas salas de aula atuais.
● Conhecer o conceito de salas de aula dinâmicas.
● Explorar formas de organização do espaço de aprendizagem.
● Aprender estratégias para redesenhar as salas de aula.
● Partilhar ideias sobre como reformular o espaço de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico.
5. Aprender para além da sala de aula. (4 horas)
● Explorar as possibilidades de aprendizagem em espaços fora da sala de aula tradicional.
● Saber mais sobre a aprendizagem nas diversas zonas do FCL.
● Explorar as possibilidades de aprendizagem para além dos limites físicos da escola.
● Refletir sobre a transformação dos espaços de aprendizagem na escola.
● Aprender a utilizar uma ferramenta online para a criação de cenários de aprendizagem.
6. Conceção de um cenário de aprendizagem. (4 horas)
● A utilização da ferramenta Scenario Tool para a concepção de cenários de aprendizagem.
● Concepção de um cenário de aprendizagem.
● Concluir e submeter o seu cenário de aprendizagem na Scenario Tool da Future Classroom Lab.
● Explorar a biblioteca de cenários de aprendizagem disponíveis na Future Classroom Lab.
7. Avaliação de um cenário de aprendizagem. (2 horas)
● Aprender sobre a importância da avaliação por pares.
● Praticar a avaliação por pares, nomeadamente, como realizar feedback construtivo.
● A utilização de rubricas na avaliação de cenários de aprendizagem.
● Partilhar ideias para a implementação de cenários de aprendizagem ativa.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Todos
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134302/25
Objetivos
- Explorar os conceitos de cidadania e de inclusão com base nas circunstancias históricas e politicas inerentes à sua construção.
- Reconhecer o valor da diversidade nas sociedades democráticas.
- Compreender a construção do dialogo intercultural, com base no respeito pelos direitos humanos, como facilitador de uma maior coesão social e da paz.
- Preparar e discutir uma dinâmica de intervenção capaz de promover o exercício da cidadania inclusiva em diferentes contextos.
- Perspetivar condições para promover, em cada contexto, ações sustentáveis no tempo e no espaço.
- Conceber os projetos Todos juntos podemos ler, Miúdos a Votos e SOBE+ (RBE) como oportunidades de promoção da cidadania democrática inclusiva com a biblioteca escolar.
Conteúdos
Modulo 1 - 4 horas síncronas e 4 horas assíncronas
A construção dos conceitos de cidadania e de inclusão – Análise e discussão em assembleia de formandos:
a. As circunstâncias históricas e a natureza dos projetos políticos da cidadania e da inclusão ao longo do tempo e no espaço local e global.
A diversidade de contextos/culturas das sociedades democráticas* e a possibilidade de construção do diálogo intercultural:
a. O caráter intrinsecamente heterogéneo, contestatário/resistente e dinâmico/mutável/ envolvente de cada cultura.
b. A troca aberta de visões do mundo com o propósito de viver juntos como iguais – cidadania democrática global, direitos humanos e interculturalidade.
* Nações/cidades/bairros, etnias, religiões, orientações sexuais, diversidades, gerações, conhecimentos (info-exclusão)...
Dinâmicas educativas em/para a cidadania democrática em contexto de biblioteca escolar:
Casos, testemunhos e incidentes críticos;
Questões, discussões e debates;
Comunidades de leitores, tertúlias e clubes;
Role-playings;
Assembleias ou fóruns;
Jogos e atividades expressivas;
Atividades exploratórias;
Outras ações.
Apresentação, por parte dos formadores, e discussão, em assembleia de formandos.
Modulo 2 - 5 horas síncronas e 6 horas assíncronas
Pesquisa, planificação e discussão, em grupo, de uma dinâmica de cidadania democrática relevante para o contexto educativo dos formandos
Apresentação, por cada grupo, da dinâmica educativa planeada e sua discussão
em assembleia de formandos
Modulo 3 - 4 horas síncronas e 2 horas assíncronas
A promoção da cidadania democrática a partir dos projetos desenvolvidos com a biblioteca escolar e, nomeadamente, Todos juntos podemos ler, Miúdos a Votos e SOBE+ (RBE) - Apresentação e discussão, em assembleia de formandos.
Elaboração de propostas para implementar e partilhar as dinâmicas planeadas de modo a garantir, em cada contexto, ações sustentadas.
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 400, 410, 420, 520
DCP: Grupos 400, 410, 420, 520
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119363/23
Objetivos
Envolver toda a comunidade educativa dos no processo ensino/aprendizagem em contexto natural.
Capacitar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos acerca do património do Vale do Côa.
Relaciona o património histórioco do vale do Côa com a evolução da humanidade, numa prespeciva filogenética.
Conhecer o património natural do Grande Vale do Côa e sua importância em termos de possibilidades de empreendedorismo.
Conteúdos
- A história e estratégia da ATN; a Reserva da Faia Brava (1hora);
- A renaturalização, Projecto Rewilding, o novo caminho para o Vale do Côa (2 hora);
- A evolução florestal e a flora do Vale do Côa (teórica e prática) (6 horas);
- Visita ao museu do côa 2 horas
Visita às gravuras do vale do Côa 4 horas
- A geomorfologia e a arte rupestre no Vale do Côa (3 horas);
- A motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem em contexto natural (2 horas).
- Visita demonstrativa e visita-teste (prática) (3 horas);
Avaliação 2 horas
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 230, 500
DCP: Grupos 230, 500
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135423/25
Objetivos
Enquadrar do ponto de vista da História da Matemática os conteúdos abordados em Matemática;
- Fomentar a Utilização da tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções, geometria e estatística;
- Incentivar a Consulta bases de dados diversas, organizando e representando dados e interpretando resultados
- Usar equações e funções para modelar situações de contextos variados, resolvendo-as e discutindo as soluções obtidas;
Realizar projetos, explorações, investigações, resolução de problemas, jogos…;
Conteúdos
A matemática do ponto de vista histórico; 2 horas
Exploração de aplicações matemáticas para lecionar determinados conteúdos; 5 horas
Calculadora no ensino da Matemática; 4 horas
Geogebra no ensino da geometria e no estudo de funções; 4 horas
Manipulação de materiais e criação de tarefas; 4 horas
Equações e funções na modelação de variadas situações. 4 horas
Curso de Formação - 25h
Destinatários: Grupos 240, 250, 530 e 600
DCP: Grupos 240, 250, 530 e 600
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135644/25
Objetivos
Apresentar recursos tecnológicos disponíveis nos LED aplicáveis às Expressões.
Explorar estratégias de integração dos LED em projetos de Educação Artística e Expressões.
Desenvolver competências em ferramentas digitais de criação e edição visual, sonora e multimédia.
Planificar e experimentar cenários de aprendizagem criativos com recurso aos LED.
Promover práticas de avaliação formativa em atividades expressivas com tecnologia.
Conteúdos
1. Introdução aos LED e aos ambientes de aprendizagem (3h)
Visão geral dos LED e suas potencialidades nas Expressões
Ambientes inovadores e pedagogia ativa
2. Ferramentas digitais para o ensino das Expressões (6h)
Edição de imagem
Edição de som
Edição de vídeo
Criação 3D e impressão 3D
Criação com luz e som
3. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares (10h)
Criação de narrativas com recursos audiovisuais
Realização de trabalhos de expressão visual com recursos tecnológicos
Realização de projetos de expressão dramática e musical com produção audiovisual
4. Avaliação e feedback em contextos criativos com tecnologia (3h)
Instrumentos de avaliação formativa no contexto das Expressões
Documentação do processo criativo
Portefólios digitais
5. Experimentação, partilha e reflexão final (3h)
Exploração prática em pequenos grupos
Partilha de projetos criados
Reflexão coletiva sobre os desafios e oportunidades
Oficina de Formação - 13h + 13h
Destinatários: Grupos 230, 500, 510, 520 e 550
DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135301/25
Objetivos
Implementar a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem;
Avaliar o papel da avaliação formativa na promoção do sucesso das aprendizagens;
Construção de instrumentos de recolha de informação para a diversificação dos mesmos;
Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina,
Conteúdos
Avaliação formativa no ensino das ciências - 2 horas;
Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 2 horas;
Processos de recolha de informação adequados a este nível de ensino - 2 horas
Podemos utilizar as informações recolhidas para efeitos da avaliação formativa na classificação dos alunos? - 1 hora
Critérios de avaliação, descritores de níveis de desempenho - 3 horas;
Importância da comunicação professor/aluno no processo de avaliação formativa - 1 hora;
Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina na componente presencial e autónoma - 2 horas;