2024|2025

Plano de Formação 2024/2025

Plano 2024-25_vers2.pdf

01 - Utilização de ferramentas digitais no ensino das línguas

Curso de Formação - 25 horas

Destinatários: Grupos 200, 220, 300, 320, 330, 340, 350

DCP: Grupos 200, 220, 300, 320, 330, 340, 350

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127177/24

Objetivos

Conteúdos

Reflexão conjunta sobre estratégias pedagógicas no ensino das línguas - 2 horas

Potencialidades da imagem, do vídeo e do áudio como elementos de ensino/aprendizagem no ensino da língua (2 horas)

A importância das tecnologias digitais na planificação das atividades letivas; (2 horas)

Utilização de materiais inovadores como forma de motivação dos alunos para a aprendizagem das línguas (portuguesa e estrangeiras); (2 horas)

A imagem, vídeo e áudio nas aulas de línguas; (2 horas)

Aula de língua apenas com recurso ao manual escolar e aula de língua com recurso a materiais inovadores. (2 horas)

Para quê o uso do digital na aula de línguas? (2 horas)

A necessidade de trabalhar os materiais existentes e de os adaptar ao contexto de sala de aula; (2 horas)

O digital ao serviço da avaliação (Formativa e sumativa) 2 horas

Formas de melhorar os índices de sucesso educativo (2horas)

Planificação de uma unidade didática em dinâmica de grupo – 3 horas

Apresentação do trabalho de grupo – 2 horas

02 - Aprender Português Língua Não Materna com a Biblioteca Escolar

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 110, 200, 210, 300

DCP: Grupos  110, 200, 210, 300

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129595/24

Objetivos

1. Desenvolver saberes e capacidades que potencializem a aprendizagem do PLNM através de novos ambientes de informação e aprendizagem; 

2. Articular a promoção da literacia da leitura, no âmbito do PLNM, com os recursos e atividades das bibliotecas escolares; 

3. Promover uma cultura colaborativa entre professores, definindo estratégias de aprendizagem que vão ao encontro das necessidades dos alunos de PLNM; 

4. Selecionar e produzir conteúdos linguísticos e culturais para PLNM, em diferentes suportes e formatos, organizando-os num banco de recursos a disponibilizar à escola; 

5. Promover a realização de diversas iniciativas, tendo em vista a rentabilização do espaço e dos recursos da BE, envolvendo todos os elementos da comunidade educativa.


Conteúdos

1. A Biblioteca Escolar como fator de inclusão no contexto do Português Língua Não Materna (PLNM)- 2 horas 

 1.1 A Biblioteca Escolar (BE) como espaço de cultura, socialização e inclusão 

1.2 Diversidade linguística, níveis de proficiência linguística e contextos culturais dos alunos de PLNM 

1.3 A oferta do PLNM no sistema educativo português

 2. A cultura colaborativa como fundamento da articulação da Biblioteca Escolar com a sala de aula – 3 horas

2.1 Novos ambientes de leitura, de informação e de aprendizagem 

2.2 Recursos e serviços da BE: Adequação da coleção aos níveis de proficiência linguística e aos contextos culturais dos alunos de PLNM 

2.3 Colaboração da BE com os professores na promoção da literacia da leitura, dos media e da informação junto dos alunos de PLNM

 3. O Desenvolvimento de competências de oralidade, leitura e escrita junto dos alunos de Português Língua Não Materna – 2 horas

3.1 Orientações programáticas de PLNM 

3.2 O PLNM, a literacia da leitura e o “Aprender com a Biblioteca Escolar” 

4. Contextos, estratégias e metodologias – 4 horas 

4.1 Integração da BE no trabalho realizado no âmbito da disciplina de PLMN ou das aulas de apoio de PLNM 

4.2 Planificação e realização de atividades tendo em conta os níveis de proficiência linguística -A1, A2, B1 e B2/C1-, através do desenvolvimento dos seguintes domínios: - leitura; - compreensão e expressão oral; - compreensão e expressão escrita. 

4.3 Estratégias de produção de conteúdos mediáticos associados à leitura, escrita e oralidade (uso e produção de informação e media - podcast, vídeo, ebooks, blogues, sites, redes sociais, posters digitais, avatares…) 

4.4 Envolvimento dos pais, da família e das comunidades em planos de leitura 

5. Acompanhamento e avaliação da aprendizagem – 2 horas

5.1 Definição de instrumentos de avaliação da aprendizagem 

5.2 Monitorização do processo 

5.3 Avaliação final e eventual reformulação do plano de ação 

6. Trabalho de aplicação de conhecimentos – 2 horas

6.1 Planificação e apresentação de uma atividade em sala de aula e/ou na biblioteca escolar, bem como criação de recursos ou de instrumentos de avaliação em ambientes digitais de aprendizagem, resultantes da articulação/colaboração entre o PLNM e a BE.


03 - Avaliação formativa no ensino das expressões

Oficina de Formação - 13h + 13h

Destinatários: Grupos 240, 250, 530 e 600

DCP: Grupos 240, 250, 530 e 600

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126583/24

Objetivos

Implementar a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem;

Avaliar o papel da avaliação formativa na promoção do sucesso das aprendizagens;

Construção de instrumentos de recolha de informação para a diversificação dos mesmos;

Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;

Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina.


Conteúdos

A avaliação formativa no ensino das expressões 2 horas

Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 2 horas;

Processos de recolha de informação adequados a este nível de ensino - 2 horas

Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho 2 horas;

Importância da comunicação professor/aluno no processo de avaliação formativa e sua especificidade no ensino das expressões 2 horas

Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina – 3 horas

04 - Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Curso de Formação - 25 horas

Destinatários:  Grupo 110

DCP: Grupo 110

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125016/24

Objetivos

Com este curso de formação, pretendemos:

Dar a conhecer aos formadores o Projeto REDs, da DGE, para o 1.º ciclo do ensino básico;

Constituir uma equipa de formadores que possam divulgar estes recursos junto dos professores e capacitá-los para a sua utilização com os seus alunos.

Levar esses formadores a compreender o conceito de REDs e a sua importância;

Promover a reflexão, análise e pertinência na adoção de determinados recursos digitais de acordo com as necessidades pedagógico-didáticas deste nível de ensino.

Auxiliar os formadores a criar planos de formação e delinear a respetiva implementação em contextos de formação.


Conteúdos

1.º Módulo – RED (3 horas)

Conceito de Recursos Educativos Digitais. 

Critérios de análise de Recursos Educativos Digitais de acordo com as características que devem reunir para a sua utilização junto desta faixa etária.

2.º Módulo – Ensinar com tecnologias digitais (2 horas)

Metodologias de ensino com tecnologias digitais; condições necessárias para a sua implementação;

Fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de cada comunidade educativa. Estratégias para os contornar ou valorizar.

3.º Módulo – Apresentação e exploração do Projeto REDs (7 horas)

Apresentação e exploração dos conteúdos do Projeto REDs, para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, se possível com a intervenção de um ou vários autores ou promotores do projeto.

Análise dos conteúdos do projeto;

4.º Módulo – Formar para refletir e criar (8 horas)

Estratégias para a construção de planos de aula/guiões e outros materiais para o 1.º ciclo, onde sejam usadas as TD e em particular os REDs do projeto;

Como delinear a implementar metodologias e estratégias que permitam a capacitação de professores do 1CEB para a utilização dos REDs, com os seus alunos, em contextos reais de aprendizagem;

5.º Módulo – Preparação da formação a implementar (5 horas)

Criar planos de formação, para uma ou várias oficinas, adequados à capacitação de docentes no uso pedagógico-didático de recursos educativos digitais.

05 - Utilização da linguagem Python nas Aprendizagens Essenciais da Matemática

Curso de Formação - 30h

Destinatários:  Grupo 500

DCP:  Grupo 500

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126151/24

Objetivos

1. Reconhecer a utilidade da programação na resolução de problemas matemáticos;

2. Conhecer os elementos básicos da programação em linguagem Python;

3. Desenvolver, nos professores que lecionam Matemática, a capacidade para programarem em Python;

4. Interpretar e corrigir erros nos programas;

5. Promover a exploração e criação de novos cenários de aprendizagem, em sala de aula, com recurso à programação Python;

6. Promover o debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário;

7. Adotar práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalhos práticos relacionados com o uso das novas Tecnologias;

8. Possibilitar o desenvolvimento, nos alunos de um crescente interesse pela realização de projectos e actividades de investigação e exploração como parte fundamental da sua aprendizagem.


Conteúdos

1. Apresentação da Oficina de Formação - 1 hora 

2. O que é o pensamento computacional? - 2 Horas

3. Introdução à linguagem de programação Python (Tipos de dados; Varáveis; Boolean Values; Introdução de dados; Escrita de dados; Seleção de dados; Operações Matemáticas; Operadores Lógicos; Estruturas de controle: if, else, elif, while, for, break, continue, pass; Criar funções; Gerar números aleatórios; Manipular Listas e strings; Matrizes; Utilizar algumas das bibliotecas do Python; Verificar a sintaxe e a correção formal de um programa em Python;…) - 12 horas

4. Exploração de Tarefas, com recurso à Programação Python, tendo em vista a operacionalização das AE do Ensino Secundário: 10 horas

5. Apresentação dos trabalhos: 3 horas 

6. Reflexão sobre os contributos, que o programa de programação tem nas aprendizagens dos alunos; que dificuldades poderão ocorrer no desenvolvimento das tarefas; como as ultrapassar; que tipo de feedback pode o professor dar aos alunos, para progredir na resolução: 2 horas

06 - Anti-semitismo, Darwinismo Sociopolítico e Holocausto

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 200, 290, 400, 410

DCP: Grupos 200, 290, 400, 410

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121200/23

Objetivos

Comparar o antijudaísmo das épocas medieval e moderna com o antissemitismo  como temas a tratar no âmbito da cidadania contemporânea;

- Verificar a posição face ao Holocausto de países que, durante a Segunda Guerra Mundial, adotaram posturas beligerantes, no âmbito do Eixo ou dos Aliados, não beligerantes ou neutrais;

- Considerar a importância das medidas tomadas pelo cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, em pleno Estado Novo;

- Melhorar as competências profissionais e os saberes em articulação com as orientações curriculares em vigor;

- Contribuir para a defesa dos Direitos Humanos;


Conteúdos

- Refletir sobre: Antissemitismo, Darwinismo sociopolítico e Holocausto;

- Conhecer as posições dos países ocidentais sobre o Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial;

- O papel dos cristãos-novos no desenvolvimento da economia local;

- Debate entre os participantes. (6 ho- Apresentação da Ação: conteúdos e metodologias de trabalho;

- Visitar o Museu Judaico (Vilar Formoso) para se compreender melhor este período histórico e se prevenirem erros semelhantes no futuro; (7 horas)

- Refletir sobre outros processos de violência na atualidade;

- Enquadrar a reflexão do tema nos currículos: elaborar uma planificação e avaliação para intervenção escolar. (6 horas)

- Reflexão crítica acerca das consequências dos radicalismos no mundo atual (racismo, igualdade de género...) (2 horas);

- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao grupo/turma (3 horas);

- Avaliação da Ação pelos formandos. (1 hora)

07 - O papel da interrogação no desenvolvimento cognitivo da criança

(Em atualização)


Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 

DCP: Grupos 

Registo de acreditação: 

Objetivos



Conteúdos



08 - O Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 110, 230

DCP: Grupos 110, 230

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122838/24

Objetivos

- Promover a reflexão sobre o papel do trabalho prático no Ensino das Ciências.

- Familiarizar os professores com as metodologias de ensino por pesquisa baseadas na resolução de problemas.

- Promover a planificação e realização de aulas laboratoriais.

- Capacitar os professores com as competências necessárias para motivarem nos alunos  o interesse de experimentar e  a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas.


Conteúdos

Metodologia de ensino por pesquisa e Os diversos tipos trabalho prático – 2 horas

 A água: Caraterísticas da água; A importância da água para os seres vivos; o Ciclo da água, fatores que afetam a qualidade da água – 5 horas

O ar: caraterísticas do ar; atmosfera , pressão e qualidade ambiental – 4 horas

Materiais: caraterísticas e propriedades  - 3 horas

A luz: influencia da radiação na qualidade  de vida humana – 2 horas

A mecânica ( máquinas simples ) na vida do dia a dia – 2 horas

Planificação das atividades a implementar com os alunos – 4 horas

Apresentação dos resultados e avaliação – 3 horas

09 - Estratégias inclusivas no ensino da leitura e escrita.

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 110, 200, 210, 220 e 910

DCP: Grupos 110, 200, 210, 220 e 910

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127670/24

Objetivos

1 – Compreende as teorias explicativas das principais perturbações associadas.

2 - Conhece as teorias explicativas e critérios de diagnóstico na identificação da discalculia, disgrafia, PHDA.

3 – Compreende a necessidade de utilizar estratégias diferenciadas no ensino da leitura e escrita com estes alunos

4 - Identifica os principais sinais de alerta em idade escolar.


Conteúdos

    a. Processos básicos da leitura

    b. Processos básicos da escrita

    c. Como avaliar/sinalizar as dificuldades de leitura e escrita

2. Dificuldades de leitura e escrita: Definição de conceitos - 4 horas

3. Diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita e outras perturbações associadas - 7 horas

   a. Teorias explicativas e critérios de diagnóstico

   b. Etiologia e prevalência

   c. Sinais de alerta: na infância; na idade escolar; em jovens e adultos

   d. Principais perturbações associadas (discalculia, disgrafia, PHDA, etc.)

   e. Problemática emocional associada

4. Práticas Pedagógicas diferenciadas no ensino da leitura e da escrita - 7 horas

    a. Medidas educativas especiais

    b. Metodologias, estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem

5 Avaliação - 1 hora

10 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Português Língua Não Materna (PLNM)

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 200, 210, 220 e 300

DCP: Grupos 200, 210, 220 e 300

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129515/24

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da disciplina; 

- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula.


Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.

 Módulo 2 Português Língua Não Materna (PLNM): enquadramento legal, documentos curriculares, definição de conceitos (língua, cultura, L1, L2, multilinguismo, plurilinguismo, multiculturalismo, pluriculturalismo, interculturalidade…), caracterização sociolinguística e avaliação diagnóstica. Relação entre multilinguismo e interculturalidade. Processos de mediação intercultural; modelos de política multicultural. Desafios da globalização e da mediatização.  (5 horas) 

Módulo 3 Didáticas da língua não materna nos domínios: oralidade e interação cultural. Descrição dos constituintes e processos fonológicos em função de ferramentas fonéticas e fonológicas. Conceitos de léxico e de unidade lexical. Conceitos de prosódia. Avaliação da oralidade: contextos, instrumentos e critérios. A prática dos géneros orais em contextos formais e informais. Relação entre língua, cultura e linguagem; processos de construção e afirmação identitária. O multilinguismo como estratégia de aprendizagem. (5 horas)  

Módulo 4 Didáticas específicas da língua não materna nos domínios da leitura e escrita. Alfabetização: abordagem de métodos de ensino/aprendizagem de leitura e escrita. Identificação de relações entre sons da fala e sua representação (orto)gráfica. Abordagem de características de diferentes tipos de textos. Estratégias de leitura com diferentes níveis de complexidade cognitiva (localização de informação, realização de inferências). Avaliação da linguagem e do conteúdo. Dinâmicas e projetos de leitura. (promoção do gosto pela leitura e contributos para o desenvolvimento da educação literária). (5 horas)  

Módulo 5 Escrita: abordagem de formatos associados a diferentes tipos textuais e de aperfeiçoamento de produção escrita. Problematização de diferentes perspetivas/modelos quanto ao desenvolvimento da linguagem escrita. Géneros textuais e funções comunicativas. Estratégias e recursos no âmbito da produção e revisão de texto. (5 horas) 

Módulo 6 Gramática e desenvolvimento das competências comunicativas: dimensões lexical, gramatical, sociolinguística, pragmática, discursiva e estratégica. (5 horas) 

Módulo 7 Construção de materiais didáticos adaptados às necessidades dos alunos com línguas maternas diferentes, a partir de recursos adequados aos diferentes níveis de proficiência linguística. (5 horas) 

Módulo Final (2,5 horas) – Reflexão sobre os conteúdos da ação e trabalhos realizados.

11 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física - Ensino Básico e Ensino Secundário

Oficina de Formação - 25h + 25h

Destinatários:  Grupos 260 e 620

DCP: Grupos 260 e 620

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129526/24

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da disciplina de Educação Física; 

Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos às diferentes matérias do currículo; 

Operacionalizar e estruturar as AE em Educação Física ao longo do Ensino Básico e Ensino Secundário, promovendo a recuperação de aprendizagens entre ciclos; 

Usar múltiplas formas de avaliação formativa e de feedback em Educação Física, de acordo com as necessidades e perfil de cada aluno; 

Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem em Educação Física, diversificando métodos e instrumentos, numa lógica de compromisso e autorregulação.


Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)  

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); 

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). 

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. 


Módulo 2 – Subárea dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos aos JDC; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino do JDC; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados.

 

Módulo 3 – Subárea da Ginástica (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à Ginástica; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino da Ginástica; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados. 


Módulo 4 – Subárea das Atividades Rítmicas Expressivas (ARE) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos às ARE; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino das ARE; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados. 


Módulo 5 – Subárea da Patinagem (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à Patinagem; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino da Patinagem; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados. 


Módulo 6 – Subárea do Atletismo (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos ao Atletismo; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino do Atletismo; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados. 


Módulo 7 – Subárea Outras (jogos de raquetes, desportos de combate) (5 horas – 2 horas online + 3 horas presenciais) 

Análise e operacionalização dos objetivos e conteúdos relativos à subárea Outras; 

Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relativos ao ensino das Outras matérias; 

Implementação e apresentação de situações práticas de aprendizagem; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e instrumentos utilizados. 


Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

12 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física - Ensino Básico

Oficina de Formação - 25h + 25h

Destinatários:  Grupos 260 e 600

DCP: Grupos 260 e 600

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129307/24

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); 

Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; 

Operacionalizar e estruturar as AE em Educação Física ao longo do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), promovendo a recuperação de aprendizagens entre ciclos; 

Usar múltiplas formas de avaliação formativa e de feedback em Educação Física, de acordo com as necessidades e perfil de cada aluno; 

Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem em Educação Física, diversificando métodos e instrumentos, numa lógica de compromisso e autorregulação.


Conteúdos

Módulo(M) 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 h) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)  

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); 

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). 

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.


M2 - Jogos e Jogos Desportivos Coletivos (JDC) (5 h=2 h online+3 h presencias) 

Análise, organização e planeamento curricular dos “Jogos de Invasão”; 

Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; 

Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos de Jogos, Andebol, Basquetebol e Futebol; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito dos Jogos e dos JDC abordados. 


M3 - Jogos, JDC e Outras (5 h=2 h online+3 h presencias) 

Análise, organização e planeamento curricular dos “Jogos com rede”; 

Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; 

Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos de Jogos, Voleibol e Desportos de Raquetas; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito dos Jogos, Voleibol, Desportos de Raquetas. 


M4 - Atletismo (5 h= 2 h online+3 h presencias) 

Análise, organização e planeamento curricular no âmbito das diferentes formas de deslocamento (Atletismo);  

Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; 

Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos do Atletismo; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens desta matéria. 


M5 - Patinagem e Outras (5 h=2 h online+3 h presencias) 

Análise, organização e planeamento curricular no âmbito das diferentes formas de deslocamento (Patinagem e Percursos na natureza);  

Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; 

Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos da Patinagem e dos Percursos da natureza (Orientação); 

Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito destas matérias. 


M6 - Atividades Rítmicas Expressivas (5 h=2 h online+3 h presencias) 

Interpretar e desenvolver formas de expressão de acordo com os motivos das composições musicais Dança, Danças Tradicionais e Sociais; 

Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; 

Situações de aprendizagem para as diferentes Danças; 

Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens destas matérias.

 

Módulo Final (2,5 h) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

13 - Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa

Oficina de Formação - 25h + 25h

Destinatários:  Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023

Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-125031/24

Objetivos

1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;

2. Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente: 

- Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos;

- Refletir sobre o nível de maturidade relativamente à utilização pedagógica das TIC;

- Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos;

- Criar e desenvolver “Atividades de Aprendizagem” centradas no aluno;

- Experimentar uma “história de aprendizagem” ajustada ao contexto educativo;

- Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula;

3. Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.


Conteúdos

Módulo 1: 

Toolset 1- Exploração da “Caixa de Ferramentas 1” (5 horas)

- Aspetos gerais sobre o projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet.

- Toolkit do projeto Future Classroom Lab: conjunto alargado de ferramentas e recursos que orientam para a construção e implementação de Cenários de Aprendizagem (http://bit.ly/Toolkit-FCL).

- Conjunto de Ferramentas 1 (Toolset 1): identificação de parceiros para a constituição do grupo de indivíduos interessados na criação do Cenário de Aprendizagem.

- Tendências a considerar para a construção de um Cenário de Aprendizagem.


Módulo 2: 

Toolset 2: Exploração da “Caixa de Ferramentas 2” (5 horas)

- Conjunto de Ferramentas 2 (Toolset 2): guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro.

- Apresentação dos descritores do guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro.


Módulo 3: 

Toolset 3 - Exploração da “Caixa de Ferramentas 3” (5 horas)

- Conjunto de Ferramentas 3 (Toolset 3): recursos, orientações e ferramentas disponibilizadas pelo Toolkit do FCL para a conceção de um cenário inovador de ensino e de aprendizagem.

- Apresentação dos descritores do Modelo para a Conceção de Cenários de Aprendizagem.


Módulo 4: 

Toolset 4 -Exploração da “Caixa de Ferramentas 4” (5 horas)

- Conjunto de Ferramentas 4 (Toolset 4): Conceção de Atividades de Aprendizagem inovadoras e aliciantes para serem desenvolvidas com os alunos na sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem.

- Apresentação da Ferramenta Learning Designer para a construção das Atividades de Aprendizagem.


Módulo 5:

Toolset 5: Exploração da Caixa de Ferramentas 5 (5 horas)

- Conjunto de Ferramentas 5 (Toolset 5): Orientações para a implementação e avaliação da inovação pretendida, bem como a sua validação.

- Apresentação de Rubricas para a avaliação das Atividades de Aprendizagem.

14 - Potencialidades Didáticas do Estrela Geopark

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 230, 420 e 520

DCP: Grupos 230, 420 e 520

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127306/24

Objetivos

Promover a reflexão sobre o papel do Trabalho de Campo no ensino das Ciências.

Possibilitar a oportunidade de aprofundar conhecimentos científicos relativamente à geodiversidade, biodiversidade, clima, relevo e paisagens, vestígios e efeitos da ação antrópica na Serra da Estrela.

Promover a reflexão sobre a sustentabilidade no Estrela Geopark.

Dar a conhecer roteiros possíveis para a organização de saídas de campo na Serra da Estrela.

Proporcionar experiências de conhecimento in locu de locais de interesse didático, com vista à implementação de atividades no campo com os alunos.

Conteúdos

A importância do trabalho de campo no ensino das Ciências. (2 horas)

Geoparques Mundiais da UNESCO e o outdoor learning (conceito de geoparque, rede global de geoparques, rede portuguesa de geoparques, programas educativos do Estrela Geopark e o outdoor learning) (2 horas)

História geológica e geodiversidade da Serra da Estrela (2 horas)

A biodiversidade da Estrela (2 horas)

Clima, relevo e paisagens da Serra da Estrela (1 hora)

Modos de vida e património cultural da Estrela (1 hora)

Sustentabilidade no Estrela Geopark Mundial da UNESCO (1 hora)

Saída de Campo para observação e interpretação in locu de diversos locais e avaliação das suas potencialidades didáticas para os diversos níveis de ensino e conteúdos programáticos (12 horas)

Avaliação (2 hora)

15 - Ebug – Uma visita guiada ao mundo dos microrganismos das Infeções e dos antibióticos 

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124950/24

Objetivos

Ao encontro dos objetivos da Educação para a Cidadania definidos pela Direção-Geral da Educação, nomeadamente no que diz respeito, à Educação para a Saúde e Educação para a Sexualidade, com base no referencial de educação para a saúde, importa:

fomentar o interesse pela ciência

melhorar o conhecimento e perceção dos jovens sobre o que são microrganismos, a prevenção e controlo de infeções, bem como o uso prudente e adequado dos antibióticos

habilitar para uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde e a dos outros

expressar respeito por si, pelo outro e pelo meio

identificar as infeções de transmissão sexual e as formas de prevenção primária e secundária

conhecer os direitos à informação, proteção e integridade corporal

desenvolver atitudes proativas de cidadania responsável

conhecer o impacto das atitudes e comportamentos na utilização de antibióticos

Conteúdos

A. ENQUADRAMENTO (3 h)

Introdução ao eBug; Objetivos do Programa -Bug; Exploração da Plataforma e-Bug Portugal; Conceitos teóricos que estão na base da plataforma; Importância da articulação entre conteúdos Ebug, Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

B. O Mundo dos Microrganismos (2,5 horas)

1. Introdução aos Microrganismos (fungos, vírus e bactérias)

2. Microrganismos Úteis (uso industrial e alimentar e saúde)

3. Microrganismos Nocivos

4. Exploração de atividades práticas passíveis de desenvolver em cada nível de educação/ensino

C. Importância da Higiene (2,5 horas)

1. Higiene das Mãos

2. Higiene Respiratória

3. Higiene Oral

4. Higiene Alimentar

5. Higiene Animal e Agrícola

6. Exploração de atividades práticas passíveis de desenvolver em cada nível de educação/ensino

D. Importância da Vacinação (1 hora)

1. Vacinação

2. Exploração de atividades práticas passíveis de desenvolver em cada nível de educação/ensino

E. Antibióticos e Resistência Antimicrobiana (2 horas)

1. Antibióticos

2. Resistência antimicrobiana

3. Reconhecimento da importância da reflexão sobre o impacto do uso de antibióticos na multiplicação de microrganismos resistentes

4. Exploração de atividades práticas passíveis de desenvolver em cada nível de educação/ensino

F. Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) (2 horas)

1. Causas e contactos de risco

2. Exemplos de ISTs

3. Regras básicas para a prevenção

4. Exploração de atividades práticas passíveis de desenvolver em cada nível de educação/ensino

G. Apresentação dos trabalhos (2h)

16 - IA e Ética: desafios e oportunidades

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários

DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125015/24

Objetivos

Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos

Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

1.1 Definição e história da IA

1.2 Conceitos sobre IA

1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA

Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA?

2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras).

2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo.

Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA.

3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA?

3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo.

Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas)

4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo.

4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s).

4.3 Reflexão ética e social.

Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

17 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de português

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 300, 310 e 320

DCP: Grupo 300, 310 e 320

Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-128980/24

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); 

- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)  

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); 

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). 

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. 


Módulo 2 - O lugar da gramática no ensino do português (3.º CEB e ES – 5h) 

Abordagem dos principais marcos do desenvolvimento linguístico (lexical, fonológico, morfológico e sintático): o Dicionário Terminológico 

O ensino da gramática no contexto da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português  

O processo de transposição didática no ensino da gramática, envolvendo as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral.

 Módulo 3 - A inferência na análise textual (3.º CEB e ES – 5h) 

Tipos de inferências 

As inferências na compreensão de textos escritos (ler, compreender e inferir) 

Trabalho experimental:  textos de tipologias variadas; estrutura de questionários e tipos de perguntas 


Módulo 4 - A argumentação: compreensão do oral, leitura e escrita (3.º CEB e ES – 5h) 

O papel de Aristóteles na conceção da argumentação 

Tipologia de argumentos 

A argumentação nos atos oral e escrito nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa 


Módulo 5 - O ensino e a aprendizagem do texto poético (3.º CEB e ES – 5h) 

A poesia ensina-se? 

Códigos poéticos: fónico-rítmico; estilístico; semântico-pragmático 

Estratégias de ensino da poesia.


Módulo 6 - O ensino e a aprendizagem do texto narrativo (3.º CEB e ES – 5h) 

A compreensão leitora em textos narrativos 

Estratégias de ensino do texto narrativo 

Desenvolvimento de técnicas de aperfeiçoamento de escrita de texto narrativo (produção e revisão de texto narrativo).


Módulo 7 - O lugar da leitura nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa (3.º CEB/ES – 5h) 

Dinâmicas de leitura e de audição (tipologias textuais das Aprendizagens Essenciais) 

Avaliação da leitura.


Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

18 - Desenvolvimento de recursos didáticos para ensinar stem com tecnologia

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 500, 510, 520, 530, 540 e 550

DCP: Grupos 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127504/24

Objetivos

Capacitar os professores para o desenvolvimento de recursos didáticos inovadores utilizando tecnologias educativas.

Promover a integração efetiva das tecnologias digitais nas aulas de STEM.

Fomentar o uso de metodologias ativas e centradas no aluno.

Desenvolver competências digitais específicas para a criação de conteúdos educativos.

Melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos nas disciplinas de STEM.

Facilitar a colaboração e a partilha de recursos entre professores.

Conteúdos

1. Introdução às STEM e sua Relevância (3 h)

Conceitos básicos e importância das disciplinas STEM

Tendências e desafios atuais na educação STEM


2. Pensamento computacional (3 h)

Fundamentos do pensamento computacional

Ferramentas e recursos para ensinar pensamento computacional


3. Metodologias Ativas e Inovadoras e Cenários de Aprendizagem (3 h)

Conceito de metodologias ativas e sua importância

Exemplos de metodologias ativas (PBL, aprendizagem colaborativa, gamificação, sala de aula invertida)

Cenários de aprendizagem inovadores e suas aplicações


4. Desenvolvimento de Recursos Educativos Digitais (12 h)

Criação de materiais interativos e multimídia

Utilização de simulações e laboratórios virtuais

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares


5. Implementação e Avaliação (3 h)

Partilha de recursos e experiências

Avaliação do impacto dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem

19 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Física e Química

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 510

DCP: Grupos 510

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-128985/24

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);

Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;

Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;

Promover o ensino prático e experimental com recurso a diferentes materiais.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) 

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.

Módulo 2 - Ondas e Eletromagnetismo: Abordagem experimental (5 horas) 

Análise dos conceitos e leis associados ao tema. 

Planificação de atividades experimentais/laboratoriais com recurso a novas tecnologias em alternativa aos equipamentos existentes nos laboratórios. 


Módulo 3 - Eletricidade e Fenómenos Elétricos: Abordagem experimental (5 horas) 

Análise dos conceitos eletricidade e magnetismo. 

Planificação de atividades experimentais de eletricidade e fenómenos elétricos.


Modulo 4 - Energia, fenómenos térmicos e radiação: Abordagem experimental (5 horas) 

Análise dos conceitos associados ao tema.

Transição energética e a utilização sustentável de recursos. 

Planificação de atividades experimentais sobre fenómenos térmicos e radiação.


Módulo 5 - Luz e Som: Abordagem experimental (5 horas) 

Análise dos conceitos e leis associados ao tema. 

Planificação de atividades experimentais com materiais e equipamentos de baixo custo. 


Módulo 6 - Reações químicas: implicações na sustentabilidade (5 horas) 

Abordagens de reações químicas à microescala e com recurso a reagentes alternativos. 

Os novos materiais e os desafios da sociedade Atual.

Novas tecnologias no ensino das ciências experimentais: IA / Programas de análise da estrutura molecular.  

Planificação de procedimentos experimentais que garantam a sustentabilidade social, económica e ambiental. 


Módulo 7 – Clima, Alterações climáticas e Desenvolvimento Sustentável: interpretação com base na Física e na Química (5 horas) 

A importância da Física e da Química na análise das alterações climáticas. 

Propostas de articulação interdisciplinar.  

Planificação de atividades práticas e experimentais.   

 Módulo 8 – Manuseamento e descarte de reagentes de laboratório. (5 horas) 

Segurança e Gestão de Resíduos no Laboratório (antes, durante e após as aulas laboratoriais). 

Seleção de reagentes (questão económica e ambiental). 

Boas práticas na proteção do ambiente e na sustentabilidade do Planeta


Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

20 - Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Educação Visual e Educação Tecnológica

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 240, 600

DCP: Grupos 240, 600

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-128977/24

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); 

Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso, de dispositivos e instrumentos com diversidade gráfica e expressiva que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; 

Desenvolver atividades específicas que incentivem a uma abordagem pedagógica centrada na pesquisa, na experiência e na exploração de ambientes diferenciados. 

Valorizar o papel das Artes como promotor do desenvolvimento integral dos alunos, na sua relação consigo, com os outros e com o meio; 

Valorizar as disciplinas de educação visual e educação tecnológica na sua individualidade e na relação com as demais áreas do conhecimento.


Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)  

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); 

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). 

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. 


Módulo 2 – Narrativas visuais (5h) 

Apropriação e reflexão: Utilizar a linguagem das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria, entre outros), na construção de projetos multiculturais (estilos e movimentos artísticos, épocas e geografias). 


Módulo 3 – Diversidade cultural (5h) 

Apropriação e reflexão: contextualização de manifestações culturais do património selecionado (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia; instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia ou linguagens cinematográficas) para a construção de projetos. 


Módulo 4 – Olhar, ver e fazer (5h) 

Interpretação e comunicação: Utilização de diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia, multimédia, entre outros) na transformação de narrativas visuais, criando modos de interpretação. 


Módulo 5 - Interpretação Visual na comunidade (5h) 

Interpretação e comunicação: Aplicação dos conceitos da comunicação visual para analisar, interpretar e intervir na comunidade, reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais. 


Módulo 6 - Exploração de materiais (5h) 

Experimentação e criação: Exploração de diversos materiais do quotidiano para a criação de produtos de comunicação visual, explorando conceitos de (luz, cor, espaço, forma, movimento, ritmo; proporção, desproporção, entre outros). 


Módulo 7 – Planear e registar (5h) 

Exploração e criação: exploração de diferentes processos de registo (ex.: diários gráficos), e de planeamento (ex.: projeto, portefólio). Seleção de um processo de planeamento e registo em trabalhos interdisciplinares. 


Módulo 8 – Ferramentas Digitais (5h) 

Abordagem às ferramentas digitais como processo de intencionalidades expressivas e tecnológicas, através de meios digitais de edição de imagem e de edição 3D.  


Módulo 9 – Exploração de Linguagens e Recursos na Educação Tecnológica (5h) 

A sustentabilidade ambiental: seleção de materiais para criação de soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais. Partilha de projetos. 


Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

21 - O Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como facilitador de inclusão no acesso à literacia

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Grupos 100, 110, 910, 920 e 930

DCP: Grupos 100, 110, 910, 920 e 930

Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-120483/23

Objetivos

Desenvolver competências que permitam:

1. Desconstruir o conceito de Desenho Universal;

2. Perceber a aplicação do conceito Desenho Universal na aprendizagem;

3. Identificar diferentes formas de aprendizagem (visual, auditiva e cinestésica), para adequar o currículo à diversidade de cada aluno; 

4. Relacionar os princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) aos pressupostos da aquisição da fala (fonética e fonologia); da aprendizagem leitura e da escrita;

5. Perceber como as TODAS as crianças aprendem a falar, a ler e a escrever (inclui Língua Gestual e Braille);

6. Construir ferramentas diversificadas a utilizar nos contextos de aprendizagem;

7. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno;

8. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce;

9. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos;

10. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Conteúdos

Modulo I: O desenho universal (2h)

1.1. Enquadramento conceptual;

1.2. Análise e discussão de casos práticos.


Modulo II: O desenho universal para a aprendizagem (DUA) (3h)

2.1. Enquadramento conceptual;

2.2. Análise e discussão de casos práticos.


Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação, expressão e envolvimento (4h)

3.1. Como o cérebro aprende; 

3.2. Formas de aprendizagem visual, auditiva e táctil/cinestésica;

3.2. Como flexibilizar o currículo às formas de aprendizagem do aluno.


Modulo IV: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA (5h)

4.1. Processos de aquisição da fala;

4.1. Processos da aprendizagem da leitura (métodos globais e sintéticos);

4.2. Processo aprendizagem da escrita (métodos globais e sintéticos);

4.3. Fatores facilitadores do sucesso na aprendizagem da leitura e escrita (consciência fonológica, a perceção visual, auditiva e espacial; a memória sequencial; a memória no trabalho; a discriminação da figura fundo, a motricidade fina, e as competências socio emocionais);


Modulo V: Operacionalizar o DUA em contexto da literacia (5h)

3.1. Exploração de metodologias DUA no desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva;

3.2. O Código Braille a aprendizagem de alunos cegos;

3.3. A Língua Gestual Portuguesa e a aprendizagem na comunidade surda e ouvinte;

3.4. Conhecer a Fonética e a fonologia para intervir e sinalizar precocemente.


Módulo VI: O DUA como promotor de inclusão social e educativa (5h)

6.1. A planificação participada e flexível das atividades em sala de aula;

6.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento;

6.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e à competência.

Auto-avaliação (1h)

22 - Inclusão: Presença, Participação e Progresso de todos os alunos

Curso de Formação - 25h

Destinatários:  Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

DCP: Equivalente a DCP ao abrigo do Descpacho 4840/2023

Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-116247/22

Objetivos

Desenvolver competências que permitam:

Compreender o enquadramento do DL 54/2018 no contexto legal em vigor e as suas implicações na prática letiva; reconhecer a diferença como uma característica comum a todos; entender os mecanismos de aprendizagem dos alunos; conceber a planificação através do modelo DUA; compreender a importância do trabalho colaborativo na consecução de uma escola inclusiva; assumir a cooperação icomo uma componente das práticas educativas; integrar a avaliação pedagógica na vivência do currículo tornando-a elemento facilitador da inclusão; reconhecer a abordagem multinível enquanto mecanismo de atuação preventiva; assumir a mudança como um desafio individual e coletivo, na escola

Conteúdos

Apresentação da Ação e dos Processos de Recolha de Dados para Classificação (1,5h)

Dinâmica de grupo: Estações de Reflexão - Que Escola temos? Que Escola queremos? (1,5h)

Enquadramento legal do DL 54/2018 (1,5h)

Visualização do filme “Acima e Além” e exploração do cartaz anexo (20’)

Trabalho prático em grupo: situações concretas_discussão de soluções possiveis (40’)

Apresentação de conclusões (30’)

Trabalho colaborativo na implementação da Escola Inclusiva: recursos e contributos. (1h)

Trabalho prático em grupo: colaboração_o papel do docente EE, o papel da EMAEI, o papel do docente de ensino regular (1h)

Apresentação e discussão de conclusões (1h)

 CAA_conceito e enquadramento no contexto do AE/ENA.(1h)

Trabalho Prático (1h)

Apresentação e discussão de conclusões (1h)

Como aprendemos? A contribuição das neurociências para a educação. (1h)

Trabalho prático (1h)

Apresentação e discussão de conclusões (1h)

 A planificação DUA 

Trabalho prático (1h)

Apresentação e discussão de conclusões (1h)

Abordagem Multinível (1h)

Avaliação Pedagógica (1h)

Trabalho prático (1h)

Apresentarão e discussão de conclusões (1h)

Trabalho individual de Reflexão (2 h)

Avaliação da Ação (1 h)


Avaliação da Ação (1 hora)