2021|2023
Plano de Formação 2022/2023 - 2ª Fase de inscrições
Concurso: POCH-67-2020-08 | Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000859
Região: Centro | Data de Início: 08-06-2021 | Data de Fim: 30-06-2023
Concurso: POCH-I4-2022-02 | Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000008
Região: Centro | Data de Início: 22-09-2022 | Data de Fim: 30-11-2023
Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação
Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação
Está aberta a 2ª fase de inscrições para formação a decorrer até ao final do ano letivo 2022/2023.
As ações de formação disponíveis nesta fase são as seguintes:
Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 (Oficina - 50 horas)
Capacitação Digital de Docentes – Nível 3 (Oficina - 50 horas)
Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico (Curso - 25 horas)
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas: Contributos da Biblioteca Escolar (Curso - 25 horas)
Plano de Formação 2021/2022
Concurso: POCH-67-2020-08 | Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000859
Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação
Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação
Região: Centro | Data de Início: 08-06-2021 | Data de Fim: 30-06-2023
O Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) pretende garantir o desenvolvimento das competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital. Para isso, a Direção-Geral da Educação (DGE) articula com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) o desenvolvimento desta iniciativa através de um conjunto de atividades, das quais se destacam as oficinas de formação em 3 níveis de proficiência digital. A capacitação dos docentes tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal do Digital nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e exercício de cidadania.
Google Workspace - Inscrições encerradas
De forma a dar resposta às necessidades de formação prevista nos PADDEs de alguns Agrupamentos decidiu-se abrir novamente inscrições para a formação Google Workspace. Inscrições até dia 8 de abril.
Inscrições encerradas | Link para inscrições
Novos Tempos | Novas Competências
Encontro Equipas PADDE - 29 de junho
ACD de curta duração - 6 horas
O Plano de Ação para a Transição Digital na Educação, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, visa a Capacitação Digital das Escolas. Para tal, a par de um programa de formação para Capacitação Digital dos Docentes, proporcionado pelos CFAE, os AE/ENA foram convidados a elaborar um PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola. Este Plano pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização.
Para que o PADDE tenha o impacto esperado nas escolas, torna-se fundamental criar estratégias de acompanhamento, monitorização e avaliação. Esta ACD visa proporcionar um encontro presencial entre as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) das escolas associadas a este CFAE, em que possam efetuar um balanço do primeiro ano de implementação do PADDE, partilhando práticas bem sucedidas, mas também problemas e soluções encontradas. Pretende-se criar oportunidade de reflexão que possibilitem uma eventual remodelação dos PADDE para 2022/23, se necessário for.
Ações de Formação
Capacitação Digital de Docentes – Nível 1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110273/20
Objetivos
promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo;
capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Conteúdos
Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.
Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.
Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.
Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem.
Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais.
CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos.
Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
Capacitação Digital de Docentes – Nível 2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110272/20
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu).
promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.
Documentos de enquadramento das políticas educativas.
Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.
Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.
Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.
CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Capacitação Digital de Docentes – Nível 3
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110271/20
Objetivos
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.
formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos;
capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas;
promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2.
Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas.
Discussão, renovação e inovação na prática profissional.
Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes.
Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa.
Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais.
Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114152/22
Objetivos
Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica - práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes;
Experienciar diversas situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas com vista à operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular;
Promover o desenvolvimento de práticas que visem estruturar, passo a passo, o processo de resolução de um problema, incentivando os alunos a criarem algoritmos que possam descrever essas etapas, nomeadamente com recurso à tecnologia, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos (um dos três princípios essenciais que as AE assumem);
Desenvolver a consciência para a utilização de ambientes de programação visual nomeadamente, o Scratch, na promoção do Pensamento Computacional contribuindo para desenvolver nos alunos Capacidades Matemáticas Transversais;
Conteúdos
Apresentação da Oficina de Formação: 1 Hora
O que é o pensamento computacional? 2 Horas
Os 5 grandes pilares do pensamento computacional. 3 Horas
Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch: 9 Horas
O Ambiente Scratch;
Comandos básicos;
Estruturas de controlo;
Comandos avançados;
Construção de animações;
Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos.
Identificação dos conteúdos de aprendizagem das AE que podem ser explorados com o Scratch; 2 Horas
Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, que promovam os conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) das AE; 2 Horas
Construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula. 6 Horas
Google Workspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112131/21
Objetivos
Criar, configurar e gerir um sistema de e-mail institucional.
Utilizar serviços integrados no sistema de e-mail institucional.
Apoiar a criação de plataformas de comunicação entre toda a comunidade educativa: Google Contactos, Gmail, Google Groups, Google Chat e Google Meet.
Apoiar a construção e/ou desenvolvimento do Plano de Transição Digital da Escola e da sua articulação com o projeto educativo da escola.
Efetuar a ligação da formação às necessidades concretas das escolas, dos professores e dos alunos.
Promover a partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa.
Potenciar os ambientes colaborativos para criação e partilha de recursos educativos.
Promover o recurso a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica.
Promover atitudes de maior abertura ao uso das TIC por parte da comunidade escolar.
Conteúdos
Google Workspace - 2 Horas
O que é Google Workspace para a Educação
O ecossistema da Google para a Educação
As ferramentas da Google e o contributo para ambientes de aprendizagem ativos, enriquecidos e inovadores
Email Google (Gmail)- 3 Horas
Procurar, filtrar, e rotular mensagens de gmail
Criar modelos de e-mail
Criar contactos e grupos
Criar e organizar tarefas
Assinaturas de e-mail
Google Drive (Documentos, Folha de Cálculo, Apresentações e Formulários) - 4 Horas
Armazenamento em nuvem
Criar, organizar e partilhar ficheiros dentro do Google Drive
Criar, partilhar, e colaborar com o Documentos da Google
Fornecer feedback, utilizar histórico de revisões, e sugestões de edições com o Documentos da Google
Ideias de implementação com o Documentos da Google
Organizar dados com a Folha de Cálculo da Google
Analisar os dados com a Folha de Cálculo da Google
Ideias de implementação com a Folha de Cálculo da Google
Criar, partilhar, e colaborar com o Apresentações da Google
Inserir média, imagens, e outros elementos com o Apresentações da Google
Ideias de implementação com o Apresentações da Google
Criar, colaborar, e enviar Formulário da Google
Escolher um destino de resposta dos Formulários da Google
Ideias de implementação com o Formulários da Google
Agenda Google - 2 Horas
Criar e partilhar calendários
Criar eventos e fazer convites
Utilizar configurações avançadas e notificações.
Google contactos, Google Groups, Google Chat e Google Meet - 2 Horas
Criação de contactos e gestão de grupos Google
Alterar as definições
Utilizar os grupos na sua sala de aula
Criar um Google Chat
Criar uma reunião em vídeo utilizando o Google Meet e integração em contexto de sala de aula
Google Classroom - 4 Horas
Criar uma aula e organizar tarefas
Dar feedback e comunicar com os alunos
Utilização de rubricas no Google Classroom
Utilização de critérios de avaliação no Google Classroom
Google Sites - 4 Horas
Criar um novo site
Gestão de conteúdos de uma página Web
Utilizar Sites na sua sala de aula
Youtube - 3 Horas
Pesquisar no YouTube
Fazer a marcação de vídeos numa lista de reprodução
Inscrição em canais e partilha de listas de reprodução com professores e alunos
Avaliação 1 Hora
Proteção de dados e a Cibersegurança nas Escolas
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111489/21
Objetivos
Desenvolver práticas de referência respeitantes a proteção de dados, designadamente abstendo-se de tratar dados pessoais que não sejam essenciais para a finalidade pedagógica e adotando comportamentos responsáveis, quando se tem acesso a dados pessoais de alunos, professores e outros titulares dos dados; criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção, que abordem estas temáticas em contexto educativo; articular as temáticas propostas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais, assim como com a ENEC, nomeadamente nos domínios Segurança, Defesa e Paz e Media. Debater estratégias de sensibilização junto dos alunos para a importância da Cidadania Digital, destacando as áreas da Cibersegurança e da Proteção de Dados.
Conteúdos
Módulo 1: Proteção de dados em contexto escolar (4horas –3 horas presenciais+1 hora assíncrona)
Reflexão e análise de documentação de referência;
desenvolver, em contexto educativo, práticas relativas à proteção de dados na escola
Módulo 2: A Cibersegurança na Escola (3 horas –2 horas síncronas+1hora assíncrona)
As plataformas digitais e as recomendações de segurança
Desenvolver, em contexto educativo, práticas relativas à Cibersegurança na escola
Módulo 3: Iniciativas promotoras da Proteção de Dados e da Cibersegurança nas Escolas:(8horas - 3 horas presenciais+3horas síncronas+2 horas assíncronas)
Iniciativas e campanhas do Centro de Sensibilização SeguraNet;
Iniciativas e campanhas do Centro Nacional de Cibersegurança
O Selo de Segurança Digital.
A integração curricular e transversalidade das temáticas
Módulo 4: Desenvolvimento de projetos de Cibersegurança e de proteção de dados na escola (5 horas - 3horas síncronas+2horas assíncronas)
Análise de projetos existentes no âmbito da Cibersegurança e de proteção de dados
Conceção de projetos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando
Módulo 5: Avaliação e reflexão (5horas - 3 horas presenciais+2 assíncronas)
Apresentação, partilha e reflexão sobre os resultados obtidos nas escolas, após implementação dos planos de intervenção desenvolvidos na oficina de formação.
Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114584/22
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas.
Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível.
Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos.
Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever.
Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens.
Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.
Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras.
Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
• Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico
• O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114588/22
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas
Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais
Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem)
Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras
Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão
Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens
Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais
Conteúdos
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).
Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula
Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.
Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Curso de Língua Gestual Portuguesa: bilingue de alunos surdos
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113654/22
Objetivos
Conhecer a comunidade, cultura e língua materna da comunidade surda portuguesa;
Adquirir uma postura correta para a comunicação com surdos e falantes de LGP,
Desenvolver a capacidade expressiva a nível corporal;
Adquirir vocabulário para a comunicação e compreensão da LGP em conversação; - Compreender as regras e a estrutura gramatical da LGP;
Tomar consciência das dificuldades dos deficientes auditivos e apontar soluções para a integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade;
Conteúdos
- Apresentação do plano de formação e dar a norma de funcionamento do curso; 1 h
- A Cultura surda e a história da Língua Gestual Portuguesa; 1 h
- Configuração da Mão; 1 h
- Em sala de aula…/na turma…: 3 h
- 1º Bloco – Vocabulário / Verbos; 2 h
- Em sala de aula…/na turma…:1 h
- 2º Bloco - Pronomes Interrogativos; 2 h
- 3º Bloco – Expressões que usamos – pequenos diálogos; 2 h
- Áreas / Domínios; 1 h
- Revisões da última sessão; 1 h
- Materiais / Equipamentos / Recursos; 1 h
- Paramentos de avaliação; 1 h
- Revisões da última sessão; 2 h
- Comunidade Escolar; 1 h
- Diálogos conversação; 3 h
- Revisões anteriores sessões; 1 h
- Avaliação da formação. 1 h
O Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como facilitador de inclusão no acesso à literacia
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117166/22
Objetivos
- Desenvolver competências que permitam:
1. Desenvolver conhecimentos sobre pressupostos da aprendizagem da leitura, escrita e fala através do DUA;
2. Disponibilizar opções quanto às ferramentas e contextos de aprendizagem na sala de aula;
3. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos;
4. Identificar barreiras à aprendizagem;
5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos;
6. Implementar nas turmas metodologias de desenho universal;
7. Disponibilizar estratégias de desenho universal;
8. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Conteúdos
Modulo I: O desenho universal da aprendizagem (DUA)
1.1. Enquadramento conceptual;
1.2. Análise e discussão de casos práticos;
1.3. Como planear e conceber contextos inclusivos.
Modulo II: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA
2.1. Processos de aquisição da aprendizagem da leitura;
2.2. Processo de aquisição da aprendizagem da escrita;
2.3. Fatores que condicionam o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita;
2.4. Contextos promotores da aprendizagem da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva.
Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação
3.1. A informação em diferentes modalidades sensoriais (visual, auditiva, táctil, cinestésica);
3.2. Alternativas visuais e não visuais de apresentação da informação;
3.3. Apresentar a informação em formatos adaptáveis.
Modulo IV: III: O DUA e os múltiplos meios de expressão
4.1. O porquê de disponibilizar alternativas à capacidade motora de resposta (e.g., alternativas para o uso de caneta e/ou lápis, alternativas para controlar o rato);
4.2. O ritmo, a velocidade e a extensão da ação motora;
4.3. Ferramentas e produtos de apoio na aprendizagem.
Módulo V: O DUA e os múltiplos meios de envolvimento
5.1. A planificação participada das atividades em sala de aula;
5.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento;
5.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e às competências.
Avaliação pedagógica/critérios descritores
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117166/22
Objetivos
Desenvolver competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica em particular
Compreender o papel da avaliação formativa no processo de ensino/aprendizagem
Distingue critérios de descritores de avaliação
Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina
Conteúdos
Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;
Avaliação formativa 3 horas
Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 3 horas;
Avaliação sumativa – 2 horas
Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho 3 horas;
Processos de recolha de informação - 1 horas;
Trabalho prático, 2 horas
Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114152/22
Objetivos
1. Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica - práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes;
2. Experienciar diversas situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas com vista à operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular;
3. Promover o desenvolvimento de práticas que visem estruturar, passo a passo, o processo de resolução de um problema, incentivando os alunos a criarem algoritmos que possam descrever essas etapas, nomeadamente com recurso à tecnologia, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos (um dos três princípios essenciais que as AE assumem);
4. Desenvolver a consciência para a utilização de ambientes de programação visual nomeadamente, o Scratch, na promoção do Pensamento Computacional contribuindo para desenvolver nos alunos Capacidades Matemáticas Transversais;
Conteúdos
Apresentação da Oficina de Formação: 1 Hora
O que é o pensamento computacional? 2 Horas
Os 5 grandes pilares do pensamento computacional. 3 Horas
Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch: 9 Horas
O Ambiente Scratch;
Comandos básicos;
Estruturas de controlo;
Comandos avançados;
Construção de animações;
Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos.
Identificação dos conteúdos de aprendizagem das AE que podem ser explorados com o Scratch; 2 Horas
Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, que promovam os conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) das AE; 2 Horas
Construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula. 6 Horas