2023|2024

Plano de Formação 2023/2024

Plano 20232024.pdf

01 - Metodologias ativas com utilização de tecnologias digitais na sala de aula

Curso de Formação - 25 horas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119914/23

Objetivos

Conteúdos

- Criação e configuração de contas de correio eletrónico (Filtros, marcadores, reencaminhamento, tarefas, recomendação de segurança nas palavras-chave e configurações dos navegadores) - 2 h

- Gestão de contactos e calendário - 1 h

- Criação de documentos na nuvem (Google Drive/Onedrive)

- Documentos - 2 h

- Folhas de Cálculo - 2 h

- Apresentações – 1 h

- Formulários – 2 h

02 - Capacitação Digital de Docentes – Nível 3

Oficina de Formação - 50 horas

DCP para todos ao abrigo do Despacho 779/19, até 30-11-2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110271/20

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. 

São objetivos específicos:

- formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos;

- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;

- promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas;

- promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2.

- Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas.

- Discussão, renovação e inovação na prática profissional.

- Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes. 

- Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa.

- Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais.

- Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes.

- Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos.

- Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.

03 - Os PADDE e a INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: Aprendizagens ativas em espaços de aula flexíveis - da teoria à prática

Curso de Formação - 25 horas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119829/23

Objetivos

1. Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa, refletindo sobre a importância de criar espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores.

2. Identificar os desafios colocados pelas salas de aula atuais, discutindo e partilhando ideias sobre como redesenhar o espaço de sala de aula de modo a torná-la estruturalmente mais dinâmica.

3. Explorar as possibilidades de aprendizagem em espaços fora da sala de aula e da escola.

4. Criar cenários de aprendizagem baseados nos princípios da aprendizagem ativa recorrendo à ferramenta online para a criação de cenários.

5. Criar de espaços de aprendizagem flexíveis sem recurso a investimento financeiro. 

6. Idealizar espaços de aprendizagem, formais e informais, que se podem adequar com recurso ao equipamento existente nas escolas.

7. Identificar recursos pedagógicos e plataformas digitais promotoras de aprendizagens ativas e potenciadoras do envolvimento e motivação dos alunos.

Conteúdos

0. Apresentação do curso. (2 horas)

Boas-vindas

Apresentação da estrutura e dos objetivos do curso

Conhecer o plano de aprendizagem do curso

Quebra-gelo dos participantes

Conhecer as expectativas dos participantes

Metodologia de desenvolvimento do curso

1. Aprendizagem ativa. (5 horas)

Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa e as oportunidades que esta proporciona.

Conhecer as competências-chave e as competências transversais.

Conhecer tendências relevantes na educação.

Explorar técnicas e estratégias de aprendizagem ativa.

Refletir sobre o nível de inovação pedagógica na sala de aula e na escola. 

Compreender o que são espaços flexíveis de aprendizagem e os seus benefícios no processo de aprendizagem.

2. Salas de aula dinâmicas. (5 horas)

Identificar os principais desafios para a implementação da aprendizagem ativa nas salas de aula atuais.

Conhecer o conceito de salas de aula dinâmicas.

Explorar formas de organização do espaço de aprendizagem.

Aprender estratégias para redesenhar as salas de aula.

Partilhar ideias sobre como reformular o espaço de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico.

3. Aprender para além da sala de aula. (5 horas)

Explorar as possibilidades de aprendizagem em espaços fora da sala de aula tradicional.

Saber mais sobre a aprendizagem nas diversas zonas do FCL.

Explorar as possibilidades de aprendizagem para além dos limites físicos da escola.

Refletir sobre a transformação dos espaços de aprendizagem na escola.

Aprender a utilizar uma ferramenta online para a criação de cenários de aprendizagem.

4. Conceção de um cenário de aprendizagem. (5 horas)

A utilização da ferramenta Scenario Tool para a concepção de cenários de aprendizagem.

Concepção de um cenário de aprendizagem. 

Concluir e submeter o seu cenário de aprendizagem na Scenario Tool da Future Classroom Lab.

Explorar a biblioteca de cenários de aprendizagem disponíveis na Future Classroom Lab. 

5. Avaliação de um cenário de aprendizagem. (3 horas)

Aprender sobre a importância da avaliação por pares.

Praticar a avaliação por pares, nomeadamente, como realizar feedback construtivo. 

A utilização de rubricas na avaliação de cenários de aprendizagem.. 

Partilhar ideias para a implementação de cenários de aprendizagem ativa.

04 - Utilização de ferramentas digitais em contexto de sala de aula

Curso de Formação - 25 horas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115031/22

Objetivos

Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica - práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes; 

Desenvolver competências digitais por parte dos docentes e dos alunos, visando a melhoria continua da qualidade do processo ensino aprendizagem e a inovação;

- Compreender as potencialidades do Moodle em contextos educativos;

- Conhecer o MS Forms/Google Forms enquanto plataformas digitais utilizáveis em contexto escolar;

Conteúdos

1 – Conhecer o ambiente de trabalho e navegação na plataforma; 1 hora

2 – Personalizar e configurar uma disciplina; 1 hora

3 – Gerir participantes; 1 hora

4 – Adicionar e Configurar Atividades; 1 hora

5 – Adicionar e Configurar Recursos; 1 hora

6 – Avaliar atividades. 1 hora

7 – Criar formulários ou inquéritos no MS Forms/Google Forms; 1 hora

8 – Ajustar as definições do formulário (inquérito ou questionário); 1 hora

9 – Partilhar um formulário para colaborar ou avaliar; 1 hora

10 – Aceder a informações resumo de respostas e resultados individuais para inquéritos e outros tipos de formulários. 2 horas

11 – Exportar os resultados para Microsoft Excel/Google Sheets para uma análise mais aprofundada, bem como eliminar ou imprimir um resumo das respostas; 2 horas

05 - Avaliação formativa no ensino das Ciências Socias e Humanas

Oficina de Formação - 12,5 h + 12,5 h

DCP Professores dos Grupos 400, 410, 420

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119948/23

Objetivos

Implementar a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem;

Avaliar o papel da avaliação formativa na promoção do sucesso das aprendizagens;

Construção de instrumentos de recolha de informação para a diversificação dos mesmos;

Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;

Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina.


Conteúdos

A avaliação formativa no ensino das línguas - 2 horas;

Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores - 2 horas;

Processos de recolha de informação adequados a este nível de ensino - 2 horas

Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho - 2 horas;

Importância da comunicação professor/aluno no processo de avaliação formativa e sua especificidade no 2º ciclo - 1 hora;

Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina – 2.5 horas

06 - Novas práticas de avaliação pedagógica / critérios descritores

Oficina de Formação - 13 h + 13 h

DCP para todos ao abrigo do Despacho 779/19, até 30-11-2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119366/23

Objetivos

Fomentar o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular.

Compreender o papel da avaliação formativa no processo de ensino/aprendizagem,

Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina,

Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica.


Conteúdos

Enquadramento curricular: documentos de referência - 1 hora; 

Avaliação formativa - 2 horas

Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 3 horas; 

Processos de recolha de informação - 2 horas

Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho - 2 horas;

Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina - 3 horas

07 - Metodologias activas com utilização das tecnologias digitais no ensino das línguas no ensino básico e secundário.

Curso de Formação - 25h

Grupos 210, 220, 310, 320, 330, 340 e 350 | Não é DCP

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119515/23

Objetivos

Consolidar a implementação do ciclo:  Avaliar – Planear – Agir - Rever 

Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens

Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo

Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras


Conteúdos

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. 2 horas

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA). 2 horas

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico.   2 horas

O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos. 3 horas

Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.  3 horas

Avaliação 1 hora

08 - Ilustração: Interação textual e icónica na narrativa visual

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores dos Grupos 240, 600, 530

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119975/23

Objetivos

- Introduzir a aprendizagem de técnicas artísticas para o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade;

-  Evidenciar as possibilidades do desenho como forma de apresentação do existente e como elaboração inventiva e reflexiva de mundo;

- Estabelecer ambientes de aprendizagem e desenvolvimento do potencial artístico;

- Despertar o participante de forma lúdica para o uso e assimilação de ilustrações; 

- Redimensionar ações educativas formando aprendizes iniciantes com técnicas básicas de desenho;

- Desenvolver uma atitude reflexiva, criativa e inventiva;

- Desenvolver a expressão individual e estimular a criação;

- Motivar para a prática da expressão plástica;

- Promover experiências de aprendizagem abordando diferentes meios de expressão;


Conteúdos

– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração; 2 horas

– Géneros de ilustração, articulação texto/imagem; 3 horas

– A expressão individual; 2 horas

– Análise do trabalho de alguns ilustradores; 3 horas

– A criação de narrativas visuais sem texto; 3 horas

– A articulação texto/imagem; 3 horas

– A relação da palavra com a imagem; 3 horas

– Produção gráfica (pintura, desenho, colagem, entre outras); 5 horas

- Avaliação: 1 hora

09 - Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário

Oficina de Formação - 25h + 25h

DCP para Professores do grupo de recrutamento 500

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118211/22

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem:


Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE

- Ideias inovadoras do Currículo:

          o Matemática para a Cidadania;

          o Pensamento Computacional;

          o Diversificação de temas no currículo;

          o Matemática para todos.

- Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais:

          o Resolução de problemas, modelação e conexões

          o Raciocínio dedutivo e lógica matemática

          o Recurso sistemático à tecnologia

          o Tarefas e recursos educativos

          o Práticas enriquecedoras e criatividade

          o Organização do trabalho dos alunos

          o Comunicação matemática

          o Avaliação para a aprendizagem

- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.

- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:

          o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;

          o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;

          o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; 

          o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.

10 - Práticas pedagógicas em contexto de uma avaliação por critérios no ensino das ciências

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores dos Grupos 230, 510, 520

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119365/23

Objetivos


Conteúdos

1ª Sessão: 4 horas

 Apresentação dos participantes na formação;

 Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma);

 Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação;

 Análise e discussão dos motivos subjacentes à necessidade da alteração das práticas pedagógicas e

do papel do professor:

 A evolução tecnológica

 A evolução da disponibilidade da informação

 Imperativos legais, regulamentares e afins

 A evolução do mercado de trabalho

 A evolução da tipologia de aluno que frequenta o ensino obrigatório


2ª Sessão: 4 horas

 O PASEO, um documento fundamental na alteração das práticas pedagógicas

 Exploração de programas Nacionais e Internacionais focados no desenvolvimento e

operacionalização de novas práticas pedagógicas

 Discussão sobre novas práticas pedagógicas passíveis de serem aplicadas à realidade vivida pelo

grupo de formandos presentes na ação


3ª Sessão: 4 horas

 Avaliação formativa, avaliação sumativa não classificatória e avaliação sumativa classificatória

 A avaliação de competências:

 A avaliação de competências como um processo de recolha de evidências

 Características das evidências recolhidas para efeitos de avaliação de competências

 Ferramentas de recolha de evidências para efeitos de avaliação de competências

 A avaliação por critérios

 Imperativo legal

 Preparar o futuro (certificado de competências)

 Como avaliar

 Rubricas

 Desenvolvimento de ferramentas de avaliação por critérios


4ª Sessão: 4 horas

 A utilização de práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação por critérios:

 Partilha da experiência do formador

 Aplicabilidade a outros contextos


5ª Sessão: 4 horas

 Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação.


6ª Sessão: 5 horas

 Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão.

11 - Matemática e Articulação Curricular: Desafiar a Prática Docente

Oficina de Formação - 25h + 25h

DCP para Professores dos Grupos 100 e 110

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119571/23

Objetivos


Conteúdos

Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo (2h)

Normativos legais curriculares que orientam a prática docente


O lugar da matemática no currículo e nos normativos legais (3h)

A matemática nas OCEPE e documentos de apoio

A matemática e as aprendizagens essenciais no 1.º CEB

A matemática e o Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória

A matemática no Decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho


A articulação da matemática com as outras áreas curriculares (13h)

Produção de tarefas


A negação da matemática e na matemática (7h)

E se a matemática fosse o não? - Tarefas práticas


12 - Aulas de Campo como Ferramenta Potencializadora de Aprendizagem: Exploração de APPs na planificação e operacionalização no âmbito da Educação Física

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores dos Grupos 260 e 620

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119526/23

Objetivos

a) Adquirir conhecimentos, nas vertentes teórica e prática, no âmbito da planificação e operacionalização de aulas de campo em geral;

b) Adquirir e desenvolver capacidades, habilidades técnicas específicas de Atividades de Exploração da Natureza (BTT, Orientação, Escalada, Pedestrianismo);

c) Conhecer e explorar aplicações digitais relacionadas com as Atividades de Exploração da Natureza;

d) Criar instrumentos de análise e problematização das experiências, referentes à oferta escolar de Atividades de Exploração da Natureza.


Conteúdos

Gestão e Planeamento de Aulas de Campo (Contextualização e enquadramento, organização) – sala – 2 horas

Segurança e Primeiros Socorros nas atividades de saídas de campo – sala – 2 horas

Exploração de aplicações “Wikiloc”- Pedestrianismo – exterior – 7 horas

Exploração de aplicações “Iorienteering”, Geocaching”- Orientação – exterior – 6 horas

Exploração da aplicação “Naviki” – BTT/Cicloturismo – exterior – 2 horas

Processo de ensino-aprendizagem e progressões pedagógicas – sala e exterior – 4 horas

Avaliação – sala – 2 horas

13 - Didática e Pedagogia no ensino da leitura e escrita

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119406/23

Objetivos

Fomentar o trabalho colaborativo

Sensibilizar os docentes para as questões relacionadas com as dificuldades de leitura e de escrita e suas manifestações em diferentes níveis de ensino; 

Proporcionar aos docentes um correto conhecimento dos conceitos subjacentes às dificuldades de leitura e escrita; 

Dotar os docentes de uma formação teórico-prática, baseada em métodos e estratégias de ensino diferenciados e adaptados a alunos com dificuldades de leitura e escrita; 

Elaborar materiais pedagógicos adequados à problemática de cada aluno, aplicá-los na aula regular e/ou em aulas de apoio ou reforço individualizado e avaliar a sua eficácia;


Conteúdos

1   Psicologia cognitiva da leitura e da escrita - 6 horas              

    a. Processos básicos da leitura

    b. Processos básicos da escrita

    c. Como avaliar/sinalizar as dificuldades de leitura e escrita

2 Dificuldades de leitura e escrita: Definição de conceitos - 4 horas 

3.Diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita e outras perturbações associadas - 7 horas 

   a. Teorias explicativas e critérios de diagnóstico 

   b. Etiologia e prevalência

   c. Sinais de alerta: na infância; na idade escolar; em jovens e adultos

   d. Principais perturbações associadas (discalculia, disgrafia, PHDA, etc.)

   e. Problemática emocional associada 

4 Práticas Pedagógicas diferenciadas no ensino da leitura e da escrita - 7 horas

    a. Medidas educativas especiais 

    b. Metodologias, estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem 

5 Avaliação - 1 hora

14 - Como introduzir o GeoGebra em sala de aula, no âmbito da revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática no Ensino Básico

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores dos Grupos 230 e 500

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114968/22

Objetivos

1. Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica - práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes; 

2. Contribuir para a operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular;

3. Usando o Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) – GeoGebra - propor Tarefas aos alunos que envolvam a construção e medição de figuras robustas desenvolvendo neles Capacidades Matemáticas Transversais;

4. Potenciar nos alunos o desenvolvimento do pensamento matemático, critico e criativo;

5. Estimular os alunos na atividade de construção, (permitindo uma melhor compreensão das relações matemáticas subjacentes) manipulação e exploração das propriedades dos objectos geométricos;


Conteúdos

1. Apresentação da Oficina de Formação: 1 hora 

2. Estabelecer um primeiro contacto com as características do programa, ao nível da criação de objetos e da utilização das ferramentas do programa: 2 horas

3. Exploração do software GeoGebra em particular as vistas 2D; 3D e CAS, para a sua utilização na sala de aula: 3 horas

4. Identificação dos conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que podem ser explorados em Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD): 2 horas

5. Criação/Exploração de Tarefas, com recurso ao GeoGebra, tendo em vista a operacionalização das AE do Ensino Básico:10 horas

6. Utilização do GeoGebra na construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula: 3 horas

7. Apresentação dos trabalhos: 3 horas 

8. Reflexão sobre os contributos, que um programa de geometria dinâmica tem nas aprendizagens dos alunos; que dificuldades poderão ocorrer no desenvolvimento das tarefas com AGD; como as ultrapassar; que tipo de feedback pode o professor dar aos alunos, para progredir na resolução: 1 hora 

15 - Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores do Grupo 110

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116181/22

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;

- Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; 

- Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico.


Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada):

- Caracterização das novas AE de Matemática

- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática

- Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática

Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.


Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada):

- Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover

- Análise de produções de alunos

- Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor

- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades 

Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. 


Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):

- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)

- Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)

- Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).

A primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva. 


Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva. 

16 - Comportamentos de Risco Online: O papel da comunidade educativa

Curso de Formação - 25h

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113981/22

Objetivos

Debater e analisar os comportamentos de Risco Online (Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, outros) e a importância do papel da Escola na capacitação de crianças e jovens, na prevenção e combate a estes fenómenos; 

Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas, em contexto educativo; 

Articular as temáticas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Cidadania Digital, assim como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios Direitos Humanos, Media, Sexualidade e Saúde. 

Pretende-se, ainda, debater estratégias de sensibilização, junto dos alunos, para a Cidadania Digital, nomeadamente no que se refere aos comportamentos de risco online.


Conteúdos

Módulo 1: Comportamentos de Risco Online  

Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, entre outros 

(7 horas – 3 horas presenciais + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

 O papel da comunidade escolar na prevenção e combate destes fenómenos 

Reflexão e análise 


Módulo 2: Os serviços de apoio 

(6 horas – 4 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

 Linha de apoio e linha de denúncia Internet Segura 

 Linha SOS Criança 

Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República 

As redes internacionais Insafe e Inhope 


Módulo 3: Desenvolvimento de projetos de prevenção e combate a Comportamentos de Risco Online na escola.  

(7 horas – 3 horas presenciais + 2horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

As iniciativas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; 

 As iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet; 

 As iniciativas do Centro Internet Segura e da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (O Selo Protetor). 


Módulo 4: Avaliação e reflexão  

(5 horas – 3 horas presenciais + 2 horas assíncronas)

17 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas

Oficina de Formação - 13h + 13h

DCP para Professores dos Grupos 910, 920 e 930, abrigo do Despacho 779/19, até 30-11-2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119517/23

Objetivos

Debater e analisar os comportamentos de Risco Online (Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, outros) e a importância do papel da Escola na capacitação de crianças e jovens, na prevenção e combate a estes fenómenos; 

Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas, em contexto educativo; 

Articular as temáticas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Cidadania Digital, assim como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios Direitos Humanos, Media, Sexualidade e Saúde. 

Pretende-se, ainda, debater estratégias de sensibilização, junto dos alunos, para a Cidadania Digital, nomeadamente no que se refere aos comportamentos de risco online.


Conteúdos

Módulo 1: Comportamentos de Risco Online  

Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, entre outros 

(7 horas – 3 horas presenciais + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

 O papel da comunidade escolar na prevenção e combate destes fenómenos 

Reflexão e análise 


Módulo 2: Os serviços de apoio 

(6 horas – 4 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

 Linha de apoio e linha de denúncia Internet Segura 

 Linha SOS Criança 

Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República 

As redes internacionais Insafe e Inhope 


Módulo 3: Desenvolvimento de projetos de prevenção e combate a Comportamentos de Risco Online na escola.  

(7 horas – 3 horas presenciais + 2horas síncronas + 2 horas assíncronas) 

As iniciativas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; 

 As iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet; 

 As iniciativas do Centro Internet Segura e da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (O Selo Protetor). 


Módulo 4: Avaliação e reflexão  

(5 horas – 3 horas presenciais + 2 horas assíncronas)

18 - Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores

Oficina de Formação - 25h + 25h

DCP para Todos ao abrigo do Despacho 779/19, até 30-11-2023

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116177/22

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018,  Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas 

Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível

Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos

Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.

Consolidar a implementação do ciclo:  Avaliar – Planear – Agir - Rever 

Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens

Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo

Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras


Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 

Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018,  Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)


Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos 

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)


Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico  

O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos


Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

 Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

19 - Aprendizagens Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário

Oficina de Formação - 25h + 25h

DCP para Professores do grupo 500

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118210/22

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática;

- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); 

- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).


Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE

- Ideias inovadoras do Currículo:

          o Matemática para a Cidadania;

          o Pensamento Computacional;

          o Diversificação de temas no currículo;

          o Matemática para todos.

- Os novos módulos e o seu racional:

          o Introdução à Inferência Estatística

          o Geometria sintética 

          o Matemática e arte

          o Distâncias inacessíveis

          o Álgebra de Boole

          o Modelos de grafos

          o Matemática financeira e fiscal

          o Matemática comercial

          o Matemática laboral

          o Biomatemática

          o Criptografia

- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.

- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:

          o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;

          o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo 

          numérico e simbólico;

          o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a 

          smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; 

          o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de 

          problemas.

- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

20 - Iniciação ao processamento de texto e folha de cálculo em ambiente de partilha

Curso de Formação - 25h

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121082/23

Objetivos

Capacitar os professores a criar, editar e formatar documentos de texto de maneira eficaz, utilizando o processador de texto.

Introduzir as funcionalidades fundamentais das folhas de cálculo, permitindo-lhes criar, manipular e analisar dados de forma organizada.

Ensinar técnicas de formatação e design para aprimorar a apresentação de materiais, tornando-os mais atrativos e acessíveis.

Habilitar os professores a compreender e aplicar fórmulas simples e funções básicas em folhas de cálculo para análise de dados e cálculos simples.

Capacitar os participantes a criar tabelas organizadas e gráficos visuais para representar dados de maneira compreensível e atrativa.

Incentivar a utilização de ferramentas de partilha e colaboração online para criar, editar e partilhar documentos de forma colaborativa entre colegas e alunos.

Promover a confiança dos professores no uso de ferramentas digitais, incentivando a exploração independente de recursos e tecnologias.


Conteúdos

1. Introdução 1h

Apresentação da formação e seus objetivos.

Contextualização da importância do processamento de texto e folha de cálculo no ambiente educacional atual.


2. Fundamentos 2h

Explicação dos conceitos básicos de processamento de texto e folhas de cálculo.

Demonstrações sobre como criar, editar e formatar documentos de texto e folhas de cálculo.


3. Ferramentas de Processamento de Texto 7h

Exploração detalhada das funcionalidades de uma ferramenta de processamento de texto (por exemplo, Microsoft Word, Google Docs).

Exercícios práticos de formatação de texto, criação de tabelas e inserção de imagens.


4. Folhas de Cálculo 7h

Exploração das funcionalidades básicas de uma folha de cálculo (por exemplo, Microsoft Excel, Google Sheets).

Exercícios práticos utilizando fórmulas, gráficos e formatação condicional.


5. Ambientes de Partilha 3h

Discussão sobre os benefícios e desafios de colaborar e partilhar documentos online.

Demonstração de como partilhar e colaborar em documentos de texto e folhas de cálculo usando ferramentas online.

Sugestões para criar documentos visualmente atraentes e eficazes.

Dicas para evitar erros comuns ao trabalhar em ambientes colaborativos.


6. Atividades Práticas 5h

Sessões práticas para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Exercícios em grupo para promover a colaboração e a partilha.

Incentivo à continuação da aprendizagem autónoma e exploração de recursos adicionais.

21 - Abordagens Pedagógicas Inovadoras no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação

Curso de Formação - 25h

DCP para Professores do grupo 550

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120752/23

Objetivos

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos para criar aplicações para dispositivos móveis, utilizando as metodologias de desenho e desenvolvimento adequadas.

Proporcionar a criação de artefactos digitais diversificados: blogues, sítios da internet,

plataformas sociais, jogos, cartazes, infográficos, apresentações multimédia,

animações, narrativas digitais, vídeos, book-trailers, podcasts, audiolivros, posters, flyers, cartões comemorativos, banda desenhada, etc.


Conteúdos

-Desenho de objetos e produção de narrativas digitais, utilizando técnicas e materiais adequados de captação de imagem, som, vídeo e modelação, com vista a soluções adequadas a problemas ou projetos.

5 h


Produção, modificação e gestão de artefactos digitais criativos, de forma autónoma e responsável, de acordo com os projetos delineados.

10 h


Exploração dos conceitos de programação para dispositivos móveis.

Produção, teste e validação de aplicações para dispositivos móveis, correspondendo a soluções para o problema enunciado.

7 h


Conhecimento e exploração dos conceitos de "Internet das coisas" e outras tecnologias emergentes (por exemplo: realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial).

3 h