2021|2023

Plano de Formação 2022/2023 - 2ª Fase de inscrições

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Concurso: POCH-67-2020-08 | Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000859
Região: Centro | Data de Início: 08-06-2021 | Data de Fim: 30-06-2023

Concurso: POCH-I4-2022-02 | Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000008
Região: Centro | Data de Início: 22-09-2022 | Data de Fim: 30-11-2023

Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Está aberta a 2ª fase de inscrições para formação a decorrer até ao final do ano letivo 2022/2023.

As ações de formação disponíveis nesta fase são as seguintes:

Inscrições

Plano de Formação 2021/2022

Concurso: POCH-67-2020-08 | Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000859

Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Região: Centro | Data de Início: 08-06-2021 | Data de Fim: 30-06-2023

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O Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) pretende garantir o desenvolvimento das competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital. Para isso, a Direção-Geral da Educação (DGE) articula com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) o desenvolvimento desta iniciativa através de um conjunto de atividades, das quais se destacam as oficinas de formação em 3 níveis de proficiência digital. A capacitação dos docentes tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal do Digital nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e exercício de cidadania.

Inscrições

Google Workspace - Inscrições encerradas

De forma a dar resposta às necessidades de formação prevista nos PADDEs de alguns Agrupamentos decidiu-se abrir novamente inscrições para a formação Google Workspace. Inscrições até dia 8 de abril.

Inscrições encerradas | Link para inscrições

Cartaz_Programa1.pdf

Novos Tempos | Novas Competências

Encontro Equipas PADDE - 29 de junho

ACD de curta duração - 6 horas

Ver Programa

Link para inscrições

O Plano de Ação para a Transição Digital na Educação, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, visa a Capacitação Digital das Escolas. Para tal, a par de um programa de formação para Capacitação Digital dos Docentes, proporcionado pelos CFAE, os AE/ENA foram convidados a elaborar um PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola. Este Plano pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. 

Para que o PADDE tenha o impacto esperado nas escolas, torna-se fundamental criar estratégias de acompanhamento, monitorização e avaliação. Esta ACD visa proporcionar um encontro presencial entre as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) das escolas associadas a este CFAE, em que possam efetuar um balanço do primeiro ano de implementação do PADDE, partilhando práticas bem sucedidas, mas também problemas e soluções encontradas. Pretende-se criar oportunidade de reflexão que possibilitem uma eventual remodelação dos PADDE para 2022/23, se necessário for.

Ações de Formação

Capacitação Digital de Docentes – Nível 1

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110273/20

Objetivos

Conteúdos

Capacitação Digital de Docentes – Nível 2

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110272/20

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). 

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.

Capacitação Digital de Docentes – Nível 3

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110271/20

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. 

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2.

Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114152/22

Objetivos

Conteúdos

O Ambiente Scratch; 

Comandos básicos;

Estruturas de controlo; 

Comandos avançados; 

Construção de animações;

Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos.

Google Workspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112131/21

Objetivos

Conteúdos

Proteção de dados e a Cibersegurança nas Escolas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111489/21

Objetivos

Desenvolver práticas de referência respeitantes a proteção de dados, designadamente abstendo-se de tratar dados pessoais que não sejam essenciais para a finalidade pedagógica e adotando comportamentos responsáveis, quando se tem acesso a dados pessoais de alunos, professores e outros titulares dos dados; criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção, que abordem estas temáticas em contexto educativo; articular as temáticas propostas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais, assim como com a ENEC, nomeadamente nos domínios Segurança, Defesa e Paz e Media. Debater estratégias de sensibilização junto dos alunos para a importância da Cidadania Digital, destacando as áreas da Cibersegurança e da Proteção de Dados.

Conteúdos

Módulo 1: Proteção de dados em contexto escolar (4horas –3 horas presenciais+1 hora assíncrona)

Reflexão e análise de documentação de referência;

desenvolver, em contexto educativo, práticas relativas à proteção de dados na escola

Módulo 2: A Cibersegurança na Escola (3 horas –2 horas síncronas+1hora assíncrona)

As plataformas digitais e as recomendações de segurança

Desenvolver, em contexto educativo, práticas relativas à Cibersegurança na escola

Módulo 3: Iniciativas promotoras da Proteção de Dados e da Cibersegurança nas Escolas:(8horas -  3 horas presenciais+3horas síncronas+2 horas assíncronas) 

Iniciativas e campanhas do Centro de Sensibilização SeguraNet;

Iniciativas e campanhas do Centro Nacional de Cibersegurança

O Selo de Segurança Digital.

A integração curricular e transversalidade das temáticas 

Módulo 4: Desenvolvimento de projetos de Cibersegurança e de proteção de dados na escola (5 horas - 3horas síncronas+2horas assíncronas)

Análise de projetos existentes no âmbito da Cibersegurança e de proteção de dados

Conceção de projetos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando

Módulo 5: Avaliação e reflexão (5horas - 3 horas presenciais+2 assíncronas)

Apresentação, partilha e reflexão sobre os resultados obtidos nas escolas, após implementação dos planos de intervenção desenvolvidos na oficina de formação.

Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114584/22

Objetivos

Conteúdos

Módulo 1.  Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 

Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018,  Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)

Módulo 2.  Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos 

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)

Módulo 3.  Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico  

O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos

Módulo 4.  Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

•    Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114588/22

Objetivos

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 

Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:

os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;

a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;

o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;

a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;

a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. 


Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. 

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).


Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula 

Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.  


Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem 

Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.

Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.

O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.

Curso de Língua Gestual Portuguesa: bilingue de alunos surdos

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113654/22

Objetivos

Conhecer a comunidade, cultura e língua materna da comunidade surda portuguesa; 

Adquirir uma postura correta para a comunicação com surdos e falantes de LGP, 

Desenvolver a capacidade expressiva a nível corporal; 

Adquirir vocabulário para a comunicação e compreensão da LGP em conversação; - Compreender as regras e a estrutura gramatical da LGP;

Tomar consciência das dificuldades dos deficientes auditivos e apontar soluções para a integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade;

Conteúdos

- Apresentação do plano de formação e dar a norma de funcionamento do curso; 1 h

- A Cultura surda e a história da Língua Gestual Portuguesa; 1 h

- Configuração da Mão; 1 h

- Em sala de aula…/na turma…: 3 h

- 1º Bloco – Vocabulário / Verbos; 2 h

- Em sala de aula…/na turma…:1 h

- 2º Bloco - Pronomes Interrogativos; 2 h

- 3º Bloco – Expressões que usamos – pequenos diálogos; 2 h

- Áreas / Domínios; 1 h

- Revisões da última sessão; 1 h

- Materiais / Equipamentos / Recursos; 1 h

- Paramentos de avaliação; 1 h

- Revisões da última sessão; 2 h

- Comunidade Escolar; 1 h

- Diálogos conversação; 3 h

- Revisões anteriores sessões; 1 h

- Avaliação da formação. 1 h

O Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como facilitador de inclusão no acesso à literacia

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117166/22

Objetivos

- Desenvolver competências que permitam:

1. Desenvolver conhecimentos sobre pressupostos da aprendizagem da leitura, escrita e fala através do DUA;

2. Disponibilizar opções quanto às ferramentas e contextos de aprendizagem na sala de aula;

3. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos;

4. Identificar barreiras à aprendizagem;

5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos;

6. Implementar nas turmas metodologias de desenho universal;

7. Disponibilizar estratégias de desenho universal;

8. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Conteúdos

Modulo I: O desenho universal da aprendizagem (DUA)

1.1. Enquadramento conceptual;

1.2. Análise e discussão de casos práticos;

1.3. Como planear e conceber contextos inclusivos.


Modulo II: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA

2.1. Processos de aquisição da aprendizagem da leitura;

2.2. Processo de aquisição da aprendizagem da escrita;

2.3. Fatores que condicionam o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita;

2.4. Contextos promotores da aprendizagem da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva.


Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação

3.1. A informação em diferentes modalidades sensoriais (visual, auditiva, táctil, cinestésica);

3.2. Alternativas visuais e não visuais de apresentação da informação;

3.3. Apresentar a informação em formatos adaptáveis.


Modulo IV: III: O DUA e os múltiplos meios de expressão 

4.1. O porquê de disponibilizar alternativas à capacidade motora de resposta (e.g., alternativas para o uso de caneta e/ou lápis, alternativas para controlar o rato);

4.2. O ritmo, a velocidade e a extensão da ação motora;

4.3. Ferramentas e produtos de apoio na aprendizagem.


Módulo V: O DUA e os múltiplos meios de envolvimento

5.1. A planificação participada das atividades em sala de aula;

5.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento;

5.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e às competências.

Avaliação pedagógica/critérios descritores

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117166/22

Objetivos

Desenvolver competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica em particular

Compreender o papel da avaliação formativa no processo de ensino/aprendizagem

Distingue critérios de descritores de avaliação

Construir uma grelha de domínios, critérios e descritores de uma unidade didáctica da sua disciplina

Conteúdos

Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;

Avaliação formativa 3 horas

Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 3 horas;

Avaliação sumativa – 2 horas

Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho 3 horas;

Processos de recolha de informação - 1 horas;

Trabalho prático, 2 horas


Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114152/22

Objetivos

1. Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica - práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes; 

2. Experienciar diversas situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas com vista à operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular; 

3. Promover o desenvolvimento de práticas que visem estruturar, passo a passo, o processo de resolução de um problema, incentivando os alunos a criarem algoritmos que possam descrever essas etapas, nomeadamente com recurso à tecnologia, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos (um dos três princípios essenciais que as AE assumem);

4. Desenvolver a consciência para a utilização de ambientes de programação visual nomeadamente, o Scratch, na promoção do Pensamento Computacional contribuindo para desenvolver nos alunos Capacidades Matemáticas Transversais;

Conteúdos

Apresentação da Oficina de Formação: 1 Hora

O que é o pensamento computacional? 2 Horas

Os 5 grandes pilares do pensamento computacional. 3 Horas

Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch: 9 Horas

O Ambiente Scratch; 

Comandos básicos;

Estruturas de controlo; 

Comandos avançados; 

Construção de animações;

Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos.

Identificação dos conteúdos de aprendizagem das AE que podem ser explorados com o Scratch; 2 Horas

Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, que promovam os conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) das AE; 2 Horas

Construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula. 6 Horas