Agrupamento de Escolas da Sé
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Afonso de Albuquerque
Agrupamento de Escolas de Almeida

Programa de Capacitação Digital dos Docentes

Estimado/a colega,

Os Centros de Formação, como parceiros privilegiados do Ministério da Educação na implementação de novas políticas educativas, foram chamados a colaborar no processo de diagnóstico e organização da formação de capacitação digital dos docentes, fundamental para transição digital nas escolas. Neste sentido, na qualidade de Diretor do CFAE Guarda – Raia conto com a participação de todos nesta fase de implementação do plano de transição digital das nossas escolas e espero que, mais uma vez, o CFAE GUARDA-RAIA esteja neste processo, em termos estatísticos, acima da média nacional.

Como é do seu conhecimento, está em curso o Plano de Ação para a Transição Digital previsto pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30/2020, de 21 de abril, sendo uma das áreas de intervenção a Educação Digital. Neste âmbito, foi delineado um Programa de Capacitação Digital dos Docentes, promovido pela DGE.

Como sabemos, docentes com elevado nível de competência digital são capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar em educação. A capacidade dos docentes para utilizarem as tecnologias digitais, colocando-as ao serviço da melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, bem como a integração das tecnologias nos processos de trabalho e de interação e, por outro lado, a capacidade de considerá-las como um elemento-chave no seu desenvolvimento profissional, são alguns aspetos inegáveis. Assim, a capacitação digital dos docentes assume um papel central no desenvolvimento das organizações educativas, para que estas possam oferecer uma resposta eficaz aos desafios atuais.

O processo inicia com o preenchimento da plataforma de diagnóstico Check-In por parte de todos os docentes dos ensinos básicos e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental. Este questionário Check-In, já implementado e validado em diversos países da Comunidade Europeia, foi construído com base no Referencial Europeu de Competências Digitais dos educadores (DigCompEdu).

Face ao exposto, apelamos a sua participação nesta fase de diagnóstico – Check In – que lhe permite ter uma melhor perceção do seu nível de proficiência digital e, deste modo, definir melhor o seu percurso de formação e de desenvolvimento profissional, articulado com o plano de ação de desenvolvimento digital da sua escola.

MUITO IMPORTANTE: O preenchimento deste questionário será critério de seleção para integrar turmas de formação na área de Capacitação Digital de Docentes do Plano de Formação 2021/2023.

FASE DE DIAGNÓSTICO – CHECK-IN – em que consiste e quais os seus objetivos

  • É um questionário de diagnóstico que permite a cada docente uma autorreflexão;
  • Cada respondente pode ter a perceção digital do seu nível de proficiência digital;
  • É garantida a anonimização das respostas dos docentes, através de um processo de codificação; as respostas dadas apenas serão do conhecimento do próprio docente e de mais ninguém;
  • Para responder ao Check-In, cada docente receberá um código individual, que lhe será facultado pelo CFAE ao qual a escola se encontra associada, neste caso o CFAE Guarda Raia.
  • Os resultados dos questionários serão tratados por uma equipa da Universidade de Aveiro que, posteriormente, devolverá o nível de proficiência digital de cada docente: nível 1, 2 ou 3.
  • Após a receção do nível de proficiência de cada docente, é possível ao CFAE posicionar os docentes das Escolas associadas e, deste modo, organizar a formação mais adequada de Capacitação Digital de Docentes – Nível 1, 2 ou 3.
  • No final desta semana cada docente irá receber um email com o seu código individual para preenchimento do Check-In, bem como o link de acesso ao mesmo.
  • Prazo de preenchimento do Check-In – de 8 a 18 janeiro 2021. É fundamental o cumprimento deste prazo, visto que a plataforma só estará disponível neste período de tempo.
  • Para mais informações, consultar o portal do CFAE Guarda Raia, menu “Plano de Transição Digital”: http://guardaraia.pt/portal/index.php/home

 

O presidente do Conselho de Diretores do CFAE Guarda Raia

António Agostinho Monteiro