Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas da Sé
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas de Afonso de Albuquerque

Inscrições para Formação Desenho Universal da Aprendizagem

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Encontram-se abertas as inscrições para a formação Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como facilitador de inclusão no acesso à literacia.

Esta formação decorrerá em regime não presencial e tem a duração de 25 horas, conforme cronograma em anexo.

Destina-se aos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930.

Pode inscrever-se até ao dia 13 de dezembro.

Link para inscrição

Objetivos:

Desenvolver competências que permitam:
1. Desconstruir o conceito de Desenho Universal;
2. Perceber a aplicação do conceito Desenho Universal na aprendizagem;
3. Identificar diferentes formas de aprendizagem (visual, auditiva e cinestésica), para adequar o currículo à diversidade de cada aluno;
4. Relacionar os princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) aos pressupostos da aquisição da fala (fonética e fonologia); da aprendizagem leitura e da escrita;
5. Perceber como as TODAS as crianças aprendem a falar, a ler e a escrever (inclui Língua Gestual e Braille);
6. Construir ferramentas diversificadas a utilizar nos contextos de aprendizagem;
7. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno;
8. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce;
9. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos;
10. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

 

Conteúdos

Modulo I: O desenho universal (2h)
1.1. Enquadramento conceptual;
1.2. Análise e discussão de casos práticos.

Modulo II: O desenho universal para a aprendizagem (DUA) (3h)
2.1. Enquadramento conceptual;
2.2. Análise e discussão de casos práticos.

Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação, expressão e envolvimento (4h)
3.1. Como o cérebro aprende;
3.2. Formas de aprendizagem visual, auditiva e táctil/cinestésica;
3.2. Como flexibilizar o currículo às formas de aprendizagem do aluno.

Modulo IV: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA (5h)
4.1. Processos de aquisição da fala;
4.1. Processos da aprendizagem da leitura (métodos globais e sintéticos);
4.2. Processo aprendizagem da escrita (métodos globais e sintéticos);
4.3. Fatores facilitadores do sucesso na aprendizagem da leitura e escrita (consciência fonológica, a perceção visual, auditiva e espacial; a memória sequencial; a memória no trabalho; a discriminação da figura fundo, a motricidade fina, e as competências socio emocionais);

Modulo V: Operacionalizar o DUA em contexto da literacia (5h)
3.1. Exploração de metodologias DUA no desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva;
3.2. O Código Braille a aprendizagem de alunos cegos;
3.3. A Língua Gestual Portuguesa e a aprendizagem na comunidade surda e ouvinte;
3.4. Conhecer a Fonética e a fonologia para intervir e sinalizar precocemente.

Módulo VI: O DUA como promotor de inclusão social e educativa (5h)
6.1. A planificação participada e flexível das atividades em sala de aula;
6.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento;
6.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e à competência.
Auto-avaliação (1h)

Attachments:
Download this file (Cronograma_DUA.pdf)Cronograma[Cronograma]508 kB